A comunidade católica emocionou-se no último dia 2 de julho quando foi anunciado pelo Vaticano que o Papa Francisco havia concedido indulgência aos participantes da JMJ Rio 2013. O decreto, assinado pela Penitenciária Apostólica¹, informa que a indulgência pode ser recebida por todos que viverem a JMJ, mesmo que espiritualmente. Para isso, os jovens precisam rezar pelas intenções do Sumo Pontífice, confessar-se e comungar.
CURTA o FOCANDO A NOTÍCIA no Facebook
Já deu para entender o que é a indulgência? Indulgências são concedidas para reparar o mal causado como consequência do pecado, através de boas obras. Por isso, é indispensável o Sacramento da Confissão, onde o pecado é perdoado. Vale lembrar que a indulgência é concedida apenas pelo Papa, a quem foi dado este poder, como nos mostra a Bíblia em Mateus 16,18-20:
“Simão Pedro respondeu: Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo! Jesus então lhe disse: Feliz és, Simão, filho de Jonas, porque não foi a carne nem o sangue que te revelou isto, mas meu Pai que está nos céus. E eu te declaro: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Eu te darei as chaves do Reino dos céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus”.
Esta indulgência foi um desejo do Papa Francisco, que considera o momento da Jornada Mundial da Juventude, um momento propício para a santificação dos jovens, inspirados nas motivações do Ano da Fé.
Leia o decreto que concede a indulgência
Pascom Diocesana
¹ A Penitenciária Apostólica (Supremo Tribunal da Penitenciária Apostólica) é um dos três tribunais da Cúria Romana. A ela competem as matérias do foro interno (absolvições, dispensas, sanções…) e as indulgências.
diocesedecampinagrande
Comentários