Violência deixa 20 feridos e 100 presos em protesto pró-Mladic

Publicado em segunda-feira, Maio 30, 2011 ·

confrontosA polícia e manifestantes que participavam de protesto contra a prisão do general Ratko Mladic entraram em confronto nas ruas de Belgrado neste domingo. Pelo menos 20 pessoas ficaram feridas – entre elas, sete policiais e 12 civis – e mais de 100 foram presos, segundo a polícia. As informações são da CNN.

Cerca de 10 mil pessoas reuniram-se no centro de Belgrado, sob forte vigilância policial, para protestar contra a prisão na quinta-feira de Mladic. Os manifestantes, que responderam à convocação do Partido Radical Sérvio (ultranacionalista) vestiam camisetas com o rosto do ex-chefe militar dos sérvio bósnios, nas quais se podia ler “Mladic, um herói sérvio”.

Alguns deles, na liderança do cortejo, levavam uma grande bandeira branca, também com o retrato de Mladic. A manifestação ocorria em frente à sede do Parlamento sérvio. “Lamento realmente que não haja mais gente”, declarou Zivorad Radovanovic, 59 anos, procedente de um subúrbio operário de Belgrado.

“Quando os generais croatas foram condenados em Haia, toda a Croácia estava aí, e olhem aqui. É uma traição!”, indignou-se, fazendo referência aos 30 mil manifestantes que saíram às ruas em meados de abril na Croácia depois de um julgamento do Tribunal Penal Internacional (TPI) para a ex-Iugoslávia que condenou dois ex-generais croatas à prisão. Um importante dispositivo de polícia tinha sido mobilizado em Belgrado, onde as autoridades queriam evitar qualquer violência, especialmente por parte de grupos extremistas.

Em julho de 2008, a prisão do líder político dos sérvio bósnios Radovan Karadzic desembocou em violentos confrontos na capital sérvia. Mladic, preso em Belgrado à espera de um eventual traslado a Haia, tinha chamado seus partidários à calma, através de seu advogado.

O ex-chefe militar dos sérvio bósnios foi indiciado por genocídio pelo TPI para a ex-Iugoslávia por seu papel durante a Guerra da Bósnia (1992-1995).

AFP

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS













ARTICULISTAS
Ramalho Leite
Karlos Thotta
Padre Bosco





INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627