Veículos registrados na PB aumentou 13%

Publicado em terça-feira, Janeiro 17, 2012 ·

A frota de veículos na Paraíba cresceu 13% no último ano. O ano passado fechou com 805.055 veículos registrados no Estado. Deste total, pouco mais de 327 mil estão em João Pessoa e, aproximadamente, 161 mil, em Campina Grande.

charge_democratizaçãoVale lembrar que em circulação o número é muito maior, uma vez que muitas pessoas estão passando férias na capital paraibana e vêm em carro próprio.

João Pessoa e Campina Grande tiveram 40 % de aumento da frota durante o ano passado. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (16), pelo Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB).

Em 2000, o número total de veículos na Paraíba era de pouco mais de 257 mil. De lá até 2011, ocorreu uma evolução que atingiu o índice de 213% de crescimento.

A marca é maior quando analisado o aumento de 226% e 239%, respectivamente, em João Pessoa e Campina, no mesmo período. Mas o número é ainda mais elevado, se levada em consideração a evolução na quantidade de motocicletas registradas na Paraíba.

No final de 2010 eram 274.555 motos. A quantidade saltou para 341.145, em dezembro passado – um acréscimo de 24%. Em 2000, eram apenas 51.962 motocicletas no Estado.

O número cresceu até o final de 2011, 557%, de acordo com o Detran-PB. No mesmo período, na Capital, a evolução na quantidade de motos foi de 653%, enquanto em Campina, 390%.

De acordo com o superintendente do Detran-PB, Rodrigo Carvalho, o crescimento da frota no Estado era esperado e acompanha evolução nacional.

Segundo ele, têm aumentado o número de veículos devido às facilidades de compra apresentadas pelo mercado, como o acesso a créditos e parcelamentos em bancos e financeiras.

Segundo Rodrigo, o Detran-PB tem acompanhado de perto a evolução na frota estadual, sobretudo, para adequar o órgão à novas demandas de serviço. “O aumento no número de veículo, normalmente, acaba também refletindo em um acréscimo na quantidade de condutores. Ou seja, cresce o número de motoristas e de habilitações, por exemplo. Então nos esforçamos para garantir estrutura adequada no Detran-PB, para prestar nossos serviços da melhor maneira possível a quem nos procura”, destaca.

Rodrigo também destacou que, com uma frota cada vez mais crescente, os municípios têm o desafio de realizar as adaptações necessárias para garantir organização no trânsito. “É preciso pensar em alternativas para que o tráfego de veículos seja viável e que se melhore a fluidez com o aumento de veículos nas ruas. Além disso, é preciso que condutores respeitem nossa legislação de trânsito e que, com isso, contribuam para a segurança de todos e a consequente redução de casos de acidentes”, orienta o superintendente.

portalcorreio

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS











ARTICULISTAS
Ramalho Leite
Karlos Thotta
Padre Bosco







Focando a Notícia -
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627