Tribunal derruba liminar que anulava questões do Enem

Publicado em sexta-feira, novembro 4, 2011 ·

O TRF-5 (Tribunal Regional Federal da 5ª região), com sede em Recife (PE), suspendeu nesta sexta-feira a liminar da Justiça Federal no Ceará que anulava 13 questões do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em todo o país.


20110612111806_02De acordo com a decisão, só serão anuladas as questões para os 639 alunos do Colégio Christus, de Fortaleza. Desse modo, a nota desses estudantes será recalculada. O MEC ainda não se pronunciou.
A decisão foi tomada pelo presidente do tribunal, Paulo Roberto de Oliveira Lima. O recurso contra a liminar (decisão temporária) foi impetrado ontem pela AGU (Advocacia Geral da União).
O MEC (Ministério da Educação) havia cancelado toda a prova dos alunos da escola de Fortaleza (CE), que teriam tido acesso antecipado as 13 questões, por meio de uma apostila distribuída dez dias antes do Enem.


A decisão de anular as questões em todo o país foi tomada segunda-feira (31) pela Justiça Federal no Ceará, atendendo pedido do Ministério Público Federal no Estado. Para o procurador Oscar Costa Filho, ao cancelar as provas apenas para um grupo de alunos, o MEC tratou de forma regional um problema nacional.


A Polícia Federal, que investiga o caso, suspeita que o colégio copiou integralmente ao menos um caderno com 48 questões aplicadas aos alunos da escola durante um pré-teste do Ministério da Educação, em 2010. Outro caderno também pode ter sido copiado.


Para o escola, as questões podem ter entrado em um banco de perguntas da própria instituição por sugestão de alunos que fizeram pré-testes, “sem o conhecimento da escola no que diz respeito à origem desses dados”.


O ministério informou nesta sexta que poderá anular a prova de outros 320 alunos (http://www1.folha.uol.com.br/saber/1001693-mec-pode-anular-enem-de-mais-320-alunos.shtml)    que participaram do Enem caso seja apurado que eles tenham tido contato prévio com questões do exame. Há a suspeita que eles tenham tido acesso à apostila do colégio Christus.











Folha Online
Focando a Notícia

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS


















INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia -
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627