Transplante de órgãos- 426 estão na lista de espera na Paraíba; rim é o mais procurado

Publicado em segunda-feira, setembro 17, 2012 ·

Como parte das celebrações do Dia Nacional de Doação de Órgãos, que acontece no dia 27 deste mês, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) promoveu, durante o fim de semana, o Curso de Capacitação para Diagnóstico e Manutenção do Paciente em Morte Encefálica para médicos e enfermeiros das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). Segundo a diretora da Central de Transplante da Paraíba, Gyanna Montenegro, a capacitação é importante para aumentar o número de capacitações e transplantes no Estado. Na lista da central, existem 426 pessoas aguardando transplante na Paraíba, sendo 357 de rim, 64 pessoas de córnea e cinco na espera de um fígado.

A diretora informou que a capacitação é o começo das ações que serão promovidas pela SES até o dia 29, tanto em João Pessoa como em Campina Grande, Patos e Guarabira, também como parte da XII Campanha Estadual de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante. “Tanto a capacitação e as ações são importantes para conscientizar a população da necessidade doação órgãos. É importante salientar que a doar órgãos é uma ação de solidariedade e todos devem pensar que, um dia, poderão precisar de um transplante como aquelas que estão na lista de espera”, afirmou.

Qualquer pessoa saudável, de até 80 anos de idade, pode ser um doador de órgãos. Gyanna explanou que apenas pacientes com morte encefálica são possíveis doadores de órgãos como rins, fígado e coração. O curso ensinou aos profissionais como manter esses órgãos saudáveis, fazer a captação adequada e embalagem do órgão correta para evitar sua deterioração e seu descarte. Na Paraíba, os hospitais que realizam transplante são Unimed e São Vicente, de rim e fígado, e córneas em várias clínicas especializadas.

Jornal Correio da Paraíba

Comentários

Tags : , , , , , ,

REDES SOCIAIS











ARTICULISTAS
Ramalho Leite
Karlos Thotta
Padre Bosco





INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627