Trabalhadores rurais terão 120 mil vagas em cursos técnicos este ano

Publicado em sexta-feira, Maio 3, 2013 ·

agricultorNeste ano, os trabalhadores de áreas rurais do Brasil receberão cursos específicos de qualificação profissional por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), que prevê a oferta de 120 mil vagas em cursos direcionados à população do campo. A ação, uma parceria entre o Ministério da Educação (MEC) e o Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA), iniciada no ano passado, que identifica o público que necessita de formação para definir a oferta de cursos.

“Essa parceria é uma oportunidade de ampliar e de adequar a formação de acordo com a demanda que está colocada no campo”, observou o diretor de integração das redes de educação profissional e tecnológica do Ministério da Educação, Marcelo Feres.

A meta do programa é alcançar 2,6 mil municípios em 2013. Serão ofertados 220 diferentes cursos técnicos, além de 500 outros de qualificação profissional, com mais de 160 horas de aulas.

Atualmente, já existem 1,5 milhão de estudantes matriculados em cursos técnicos no País. “Se compararmos com os oito milhões do ensino médio e os 6,7 milhões no ensino superior, fica notório que precisamos ampliar a oportunidade para os brasileiros na educação profissional”, afirma Feres, que diz que o Pronatec é uma alternativa para ampliar a oferta da educação profissional.

 

Pronatec Campo

Criado em 2011, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego já atendeu mais de 2,5 milhões de brasileiros e a meta é oferecer cursos técnicos e de formação inicial e continuada a oito milhões de estudantes e trabalhadores até 2014.

“O Pronatec é um processo novo que requer a participação das instituições de ensino profissional. Precisamos identificar o tipo de qualificação e o tipo de curso que precisa ser ofertado”, diz Feres.

Já a modalidade Pronatec Campo está inserida no Plano Safra da Agricultura Familiar 2012/2013, como estratégia voltada para a juventude rural. O objetivo é elevar a educação e formação de jovens e adultos por meio da expansão, interiorização e democratização da oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. O Pronatec Campo faz parte do Programa Nacional de Educação no Campo (Pronacampo).

Para isso, prevê uma série de subprogramas, projetos e ações de assistência técnica e financeira que, juntos, oferecerão milhões de vagas a brasileiros de diferentes perfis, entre eles, a juventude no campo, nos próximos anos.

 

 

Fonte:
Ministério da Educação
Ministério do Desenvolvimento Agrário

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS











ARTICULISTAS
Ramalho Leite
Karlos Thotta
Padre Bosco







Focando a Notícia -
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br