Trabalhadores nascidos entre outubro e dezembro recebem PIS/Pasep neste mês

Publicado em segunda-feira, setembro 10, 2012 ·

O pagamento do abono salarial do PIS-Pasep para os nascidos nos meses de outubro, novembro de dezembro começa a partir da próxima semana. Para os nascidos em outubro, o saque poderá ser feito a partir da próxima quarta-fera (12); para os nascidos em novembro, a partir de 19 de setembro; para os nascidos em dezembro, a partir de 26 de setembro.

O abono salarial do PIS-Pasep corresponde ao valor de um salário mínimo para quem foi cadastrado até 2007; trabalhou no mínimo 30 dias, consecutivos ou não, no ano de 2011, com Carteira de Trabalho assinada por empresa, e recebeu, em média, até dois salários mínimos mensais. Também é preciso que os dados do trabalhador tenham sido informados corretamente pela empresa ao Ministério do Trabalho e Emprego na Relação Anual de Informações Sociais (Rais) do ano-base 2011.

O mês de nascimento é o critério para o pagamento de trabalhadores da iniciativa privada. Os nascidos entre julho e setembro receberam durante o mês passado. Já para os servidores públicos, o critério de pagamento é pelo número de inscrição.

Os trabalhadores inscritos no PIS (Programa de Integração Social) recebem o abono salarial na Caixa Econômica Federal, enquanto os do Pasep (Programa de Formação do Servidor Público) recebem no Banco do Brasil. Para o saque, o beneficiário precisa apresentar a carteira de trabalho em qualquer unidade bancária. A data final para saque é 28 de junho de 2013.

O saque deve ser feito por trabalhadores que não têm conta nos bancos ou não estão empregados por empresa conveniada, o correspondente a 60% dos beneficiários. Para quem tem conta nos bancos públicos ou trabalha em empresa conveniada, o valor foi depositado automaticamente ou creditado na folha de pagamento entre julho e agosto.

Consulta

Para saber se tem direito ao abono salarial ou aos rendimentos do PIS, o trabalhador pode consultar a página da Caixa.

Outra forma de consulta é pelo Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), no telefone 0800 726 0101, opção 2. O serviço funciona 24 horas por dia, nos sete dias da semana. Ao fazer a consulta pela internet ou pelo telefone, o trabalhador deve sempre ter em mãos o número do PIS.

Portal Brasil

Comentários

Tags : , , , , , , ,

REDES SOCIAIS











ARTICULISTAS
Ramalho Leite
Karlos Thotta
Padre Bosco





INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627