Torre do Big Ben está se inclinando, diz estudo

Publicado em terça-feira, outubro 11, 2011 ·

big-ben-20111010-size-598A torre do relógio do Palácio de Westminster, conhecido como Big Ben, está se inclinando para noroeste e pode ficar instável no futuro, segundo um relatório encomendado pela Transport for London, empresa de transportes londrina. A inclinação é de 0,26 graus para noroeste, e causa um desalinhamento de um metro no ponto mais alto da torre. As informações são do jornal britânico The Sunday Telegraph.

O desnível já pode ser visto a olho nu, dependendo de onde a torre é observada. “Você pode vê-la se estiver na praça do Parlamento e olhar para o leste, em direção ao rio. Eu já ouvi turistas comentando que ele não parece tão vertical, enquanto tiravam fotos’, disse John Burland, investigador sênior do Imperial College, de Londres, ao diário britânico.

Segundo o relatório, a inclinação foi acelerada por transformações no subsolo da região nas últimas décadas, o que provocou, inclusive, rachaduras nas paredes e no teto da Câmara dos Comuns. Nesse período, foi construído um estacionamento subterrâneo nas redondezas da torre. Não está comprovado ainda que essas mudanças causaram o desnível.

O documento ainda afirma que o Big Ben poderá ficar instável no futuro, mas o processo deve levar de quatro a dez mil anos. Em termos de comparação, a inclinação da Torre de Pisa, na Itália, é de cerca de 5,5 graus.

Veja

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS


















INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia -
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627