Todos Pela Educação reunirá jornalistas e especialistas em debate sobre o Financiamento da Educação no Brasil

Publicado em sábado, Maio 12, 2012 ·

 

Um dos temas que mais tem gerado dúvida na cobertura jornalística de Educação é o financiamento. Qual é a legislação vigente? Quais são os impostos que constituem receitas para a Educação? Como podemos encontrar e acompanhar informações de cada um dos estados ou municípios? Diante destas questões, o Todos Pela Educação realiza no dia 16 de maio, das 9h00 às 12h30, em São Paulo, o Educação em Pauta, um encontro entre especialistas e jornalistas para o debate deste importante tema.

O objetivo deste encontro é esclarecer as dúvidas mais frequentes em relação ao financiamento da Educação no País. Amaury Gremaud, professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FEA-RP/ USP), falará sobre responsabilidades e deveres segundo a Constituição Federal, impostos que constituem as receitas da Educação e o que é e como funciona o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
Na sequência, Paulo Malheiro, coordenador do Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação (Siope) do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), falará sobre a importância e o funcionamento deste sistema, os dados que o compõe e de que forma ele pode ser utilizado para ajudar no controle social. Romeu Caputo, diretor de programas da Secretaria Executiva do Ministério da Educação (MEC), fará o fechamento das apresentações e, por fim, abriremos para as perguntas e debate com os jornalistas.
Lançamento
Na ocasião também será apresentado o Anuário Brasileiro da Educação Básica 2012, uma iniciativa do Todos Pela Educação e da Editora Moderna, que reúne os indicadores mais atualizados da Educação Básica – incluindo dados de financiamento -, de diferentes fontes, acompanhados de análises, gráficos e textos de especialistas produzidos especialmente para a publicação.
As vagas para o encontro são limitadas e a inscrição pode ser feita por meio do e-mail: camilla@todospelaeducacao.org.br (com nome completo, veículo, e-mail e telefones).
Programação:
9h00 –  9h30     Café da manhã e apresentação do Anuário Brasileiro da Educação Básica 2012
9h00 –  9h30     Café da manhã e apresentação do Anuário Brasileiro da Educação Básica 2012
9h30 –  10h00   Apresentação Amaury Gremaud, professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo (USP)
10h30 – 11h00   Apresentação Paulo Malheiro, coordenador do Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação (Siope) do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE)
11h00 – 11h30   Apresentação Romeu Caputo, diretor de programas da Secretaria Executiva do Ministério da Educação (MEC)
11h30 – 12h30   Debate com jornalistas
Fonte: Todos pela Educação

Comentários

Tags : , , , , , ,

REDES SOCIAIS




















Focando a Notícia -
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627