Superintendente anuncia concurso público no Detran e revela que 100 servidores estão sob investigação

Publicado em sábado, maio 14, 2011 ·

O superintendente do Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran), Rodrigo Carvalho Costa, revelou que no ano que vem será lançado edital do primeiro concurso público para funcionários do órgão. A revelação acontece dias após a realização da Operação Medusa, que motivou a prisão de servidores do Detran.

Desde o início do ano, aproximadamente 500 Carteiras Nacionais de habilitação (CNHs) deixaram de ser renovadas por que seus donos não sabiam ler nem escrever. E, na operação Medusa, subiu para 16 o número de indiciados no esquema de fraude das CNHs. Mais quatro são procurados. O último foi o despachante de Campina Grande Francisco de Assis Macedo, que se apresentou espontaneamente e foi liberado depois de prestar depoimento.

O presidente do Sindicato das Empresas de Centro de Formação de Condutores, José Claudionor Fernandes da Silva, disse que reivindica a realização de concurso público para contratação dos funcionários no Detran há mais de oito anos.

Rodrigo Carvalho disse que já está sendo feito estudo de impacto e levantamento da quantidade de funcionários necessários em cada setor para elaboração do edital. “Não vai ser possível lançá-la neste ano por causa dos problemas do orçamento do Estado. Mas no próximo ano deveremos lançá-lo”, disse.

O delegado Walber Virgolino, da corregedoria do Detran, está investigando aproximadamente 100 funcionários do órgão em todo o Estado acusados de corrupção. Segundo Rodrigo Carvalho, duas semanas antes de ser deflagrada a Operação Medusa, foi preso no município de Sapé o primeiro funcionário acusado de receber propina para liberar serviços ou aprovação de candidatos.

Mais quatro são procurados

O delegado Walber Virgulino informou que o despachante que se apresentou à corregedoria do Detran na última quinta-feira (12), já estava sendo procurado nas investigações da Operação Medusa. Segundo ele, um grupo de candidatos analfabetos e semi-analfabetos encaminhados por ele, já havia sido interceptado pelos policiais a caminho da cidade. “Junto com os outros 15 ele está sendo investigado por facilitação na aquisição das carteiras”, informou Walber, acrescentando que pelo menos mais quatro pessoas estão sendo procuradas nas investigações.

O superintendente Rodrigo Carvalho disse que o Detran irá comunicar ao Ministério Público caso continuem funcionando as cinco auto-escolas que tiveram as atividades suspensas na operação – Bandeirantes, Vip Autoescola, Santo André, São José e Sinal Verde.

Rodrigo disse que já está em andamento o processo de descredenciamento dessas autoescolass e que elas só podem continuar realizando suas atividades internas. “Mas não podem mais dar aula. Suspendemos as atividades delas junto ao Detran, assim como as senhas de acesso que davam acesso ao sistema do órgão e as matrículas de funcionários. Também foram bloqueadas as matrículas junto ao Registro Nacional de Condutores Habilitados (Renach). Não podem mais dar aulas teóricas, de legislação, nem práticas. Mesmo se os alunos já tiverem cursado a metade do curso, não será válido”, ressaltou o superintendente.

Número limitado por autoescola

A partir desta segunda-feira (16), as autoescolas de pequeno porte poderão levar apenas cinco candidatos, por dia, para realizar os exames médicos e psicotécnicos e as auto escolas maiores 15, por dia. A determinação do superintendente Rodrigo Carvalho é temporária e foi feita por causa da prisão de dois psicólogos na Operação Medusa.

De acordo com exigência do Conselho Federal de Psicologia (CFP), cada psicólogo só pode realizar, diariamente, 10 exames. Os psicólogos presos na Operação Medusa chegavam a realizar por dia 80 exames.

No quadro de funcionários do Detran há 30 psicólogos distribuídos em todo o Estado. Na Capital, a escala diária tem sete psicólogos, o que significa que, no máximo, 70 exames são feitos por dia.








Paraíba Já com JCP
Focando a Notícia

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS











ARTICULISTAS
Ramalho Leite
Karlos Thotta
Padre Bosco





INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627