Supercomputador chinês Tianhe-2 estimula progresso científico

Publicado em quinta-feira, junho 26, 2014 ·

tianheO Tianhe-2 manteve o título de mais rápido supercomputador do mundo pela terceira vez consecutiva, segundo a lista semestral Top500 para supercomputadores divulgada na segunda-feira, informou o Centro Nacional de Supercomputadores em Guangzhou, capital da Província de Cantão, no sul do país.

“Ele representa uma mudança significativa de ‘feito na China’ para ‘feito com inteligência da China'”, disse Yuan Xuefeng, diretor do centro.

O computador foi desenvolvido pela Universidade Nacional de Tecnologia de Defesa e opera com uma velocidade de 33,86 petaflops por segundo.

A capacidade de computação em uma hora da máquina equivale a 1,3 bilhão de chineses calculando com calculadoras por mil anos.

O supercomputador entrou em operações comerciais em abril.

“A máquina está ajudando diversas indústrias e projetos científicos com computação de alta velocidade e segura, podendo lidar com altos níveis de análise, computação e processamento”, disse Yuan.

O computador completou os cálculos de alta precisão para o campo de fluido externo do avião C919, o primeiro jato de passageiros de grande escala a ser desenvolvido pelo próprio país, em apenas seis dias. Sem a ajuda dele, a tarefa levaria cerca de dois anos.

Em medicina, o Tianhe-2 pode criar reconstruções tridimensionais para aneurismas de aorta. “Isso significa que médicos podem obter um conhecimento abrangente de aneurismas antes de cirurgias, o que reduzirá riscos médicos”, explicou Yuan.

O supercomputador vem sendo usado nos projetos de prioridade do país, como energia, biociência, controle da poluição e projeto de ferrovia de alta velocidade.

Ele também foi usado por instituições estrangeiras. O Centro Nacional de Supercomputadores está trabalhando com o Instituto de Tecnologia de Georgia, nos Estados Unidos, para pesquisar sobre remédios contra o HIV.

O Tianhe-2 passará por um atualização do sistema em julho, disse Yuan.

Fonte: Xinhua

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS











ARTICULISTAS
Ramalho Leite
Karlos Thotta
Padre Bosco







Focando a Notícia -
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br