Souza Lopes/Correio aponta Cássio com 44,9%, Ricardo com 38,1% e Vital com 3,8%

Publicado em sábado, outubro 4, 2014 ·

cassio-vital-ricardoPesquisa de intenções de votos realizada pelo Instituto Souza Lopes, contratada pela Empresa de Televisão João Pessoa LTDA, aponta o candidato do PSDB, senador Cássio Cunha Lima, à frente na disputa para governador da Paraíba com 44,9%. Considerando a margem de erro da pesquisa – de 2,6 pontos percentuais para mais ou para menos – o tucano tem de 42,3% a 47,5%.

CURTA o FOCANDO A NOTÍCIA no Facebook

Em segundo, aparece o governador Ricardo Coutinho (PSB), que concorre à reeleição, com 38,1%. Com a margem de erro tem de 35,5% a 40,7%. Em terceiro lugar, segundo a pesquisa, ficaria o senador Vital do Rêgo Filho (PMDB), com 3,8%. Com a margem de erro, oscila entre 1,2% e 6,4%.

O deputado federal Major Fábio, candidato do Pros, aparece em quarto na pesquisa com 0,5%. O candidato do PSTU, Antônio Radical, teria 0,3% e Tárcio Teixeira (Psol), 0,1%. Os votos brancos e nulos seriam 5,1%. Não sabe e não quis opinar somam 7,2%.

Na consulta espontânea, Cássio Cunha Lima aparece com 42,7%, seguido de Ricardo Coutinho, com 34,7%. Vital também aparece em terceiro lugar na consulta espontânea, com 3,7%. Antônio Radical tem 0,5% e Major Fábio, 0,3%. Outro aparece com 0,1%. O candidato Tárcio Teixeira não foi citado na pesquisa espontânea. Os votos brancos e nulos, na consulta espontânea, somam 4,8%; e 13,2% dos entrevistados não sabem ou não opinaram.

A Empresa de Televisão João Pessoa integra o Sistema Correio de Comunicação. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba sob o número PB-0041/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-01036/2014. As consultas foram realizadas pelo Instituto Souza Lopes entre os dias 30 de setembro e 02 de outubro. Foram ouvidos 1.500 eleitores de todas as faixas etárias, idades e classes sociais. O nível de confiança da pesquisa é de 95%. As eleições para presidente da República, governador, deputados estadual e federal, além de senador, serão realizadas neste domingo, em todo o país.

Maranhão lidera para senador

Na disputa para o Senado, segundo pesquisa realizada pelo Instituto Souza Lopes, em primeiro aparece o ex-governador José Maranhão (PMDB) com 27,9% das intenções de voto. Em segundo lugar, está o ex-senador Wilson Santiago (PTB) com 19,7%. Lucélio Cartaxo, que concorre pelo PT, aparece em terceiro lugar com 16,1%. Leila Fonseca (Pros) tem 1,2%.

Walter Brito Filho (PTC) está com 0,9%. Nelson Júnior (Psol) aparece com 0,3% e Rama Dantas, do PSTU, 0,2%. De acordo com o Instituto Souza Lopes, 11,1% dos eleitores paraibanos responderam que votariam em branco ou anulariam o voto para senador. Já 22,6% disseram não saber em quem votar ou não quiseram opinar.

Na consulta espontânea, José Maranhão também aparece na liderança, com 22,7%, seguido de Wilson Santiago, com 16,2%, e Lucélio Cartaxo, com 12,7%. Walter Brito Filho tem 0,9% e Leila Fonseca, 0,7%. Nelson Júnior e Rama Dantas têm 0,1%, cada. ‘Outro’ aparece com 0,3%. Os votos brancos e nulos seriam 8,6%. Não sabem ou não opinaram somaram 37,7%.

Dilma na frente com 51,9%

Sobre a disputa para presidente da República, na Paraíba, a pesquisa estimulada do Instituto Souza Lopes traz a presidente Dilma Rousseff, candidata do PT e que concorre à reeleição, na liderança com 51,9%. A candidata do PSB, Marina Silva, tem 17,3%. O candidato do PSDB, Aécio Neves, está em terceiro lugar, com 16,4%. O Pastor Everaldo (PSC) tem 0,8%. Eduardo Jorge (PV) está com 0,5%. Os candidatos Levy Fidelix (PRTB) e Luciana Genro (Psol) têm 0,2%, cada. Já Eymael (PSDC), José Maria (PSTU), Mauro Iasi (PCB) e Rui Costa Pimenta (PCO) tiveram 0,0%. Os votos brancos e nulos na preferência para presidente são 4,7%; e 8% não sabem em quem votar ou não quiseram opinar.

Na consulta espontânea, Dilma também aparece em primeiro na preferência dos eleitores, com 51,5%. Marina está com 16,9% e Aécio aparece com 15,5%. Pastor Everaldo tem 0,7%. Eduardo Jorge, Levy Fidélix e Luciano Genro aparecem na consulta espontânea com 0,2% cada. O percentual de eleitores que responderam votar em branco ou nulo é de 4,7%. Os que não sabem ou não quiseram opinar somam 10,1%.

Vai votar

A pesquisa Souza Lopes também quis saber do eleitor paraibano: “No domingo, dia 5 de Outubro, o(a) Sr(a) com certeza vai ao local de votação para votar em algum dos candidatos, ainda não decidiu se vai votar ou com certeza não pretende ir ao local de votação?”. Dos eleitores entrevistados, 93,7% responderam que

Guias e debates influenciaram

Mesmo faltando um dia para as eleições, ainda há um grande contingente de eleitores indecisos. São mais mulheres do que homens e podem se definir para qualquer um dos lados. A avaliação é do presidente do Instituto Souza Lopes, Bruno Souza Lopes. Ele disse que a presidente Dilma Rousseff (PT) reagiu muito bem na Paraíba, nos últimos dias, por causa do programa de TV e dos debates.

Afirmou que a candidata do PSB, Marina Silva perdeu um percentual importante e que o candidato do PSDB, Aécio Neves, pelos que se verificou na Paraíba, foi beneficiado com os votos da adversária. “A presidente Dilma subiu muito acima da margem de erro”, comentou Bruno Souza Lopes.

Para o Senado, segundo ele, o candidato José Maranhão (PMDB) mantém uma distância confortável em relação aos adversários, mas 37,8% ainda não têm candidato a um dia do pleito. “Os números da pesquisa mostram que os programas eleitorais e os debates, na reta final, produziram mudanças nas cabeças dos eleitores”, disse.

Reta final

Conforme Bruno, o interesse pelas eleições também aumentou na reta final. “Mas a decisão está nas mãos dos indecisos. E mantendo a tradição das últimas eleições, muitos paraibanos vão aguardar até o último minuto para decidir em quem votar”, frisou Bruno Souza Lopes.

 

Jornal Correio da Paraíba

Comentários

Tags : , , , ,

REDES SOCIAIS




















Focando a Notícia -
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627