Solanenses se reúnem e traçam mapa da realidade cultural do município

Publicado em quarta-feira, novembro 14, 2012 ·

 

Representações da cultura solanense – literatura, música, teatro, repente, cultura afroindígena, capoeira, dança e outros – estiveram reunidos na noite da terça-feira (13), na Câmara de Vereadores, para fazer um diagnóstico sobre a realidade cultural do município.

Segundo os organizadores do evento, Sérgio Tomé e Tiago Salvador, os dados levantados serão encaminhados para inclusão no Sistema Nacional de Cultura (SNC) e no Plano Estadual de Cultura (PEC).

Eles avaliaram o encontro como positivo, uma vez que também servirá para uma possível elaboração de um Plano Municipal de Cultura (PMC).

SNC

A criação do Sistema Nacional de Cultura (SNC) foi aprovada em 12 de setembro deste ano, pelo plenário do Senado Federal em primeiro e segundo turno. A iniciativa atendeu a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 34/2012, que obteve votação unânime. A PEC é de autoria do deputado Paulo Pimenta (PT-RS) e insere o SNC na Constituição de 1988, ao acrescentar o artigo 216-A.

Já o Plano Estadual de Cultura (PEC) é o documento que vai nortear a formulação de políticas públicas de cultura na Paraíba e em todos os municípios do estado num período de dez anos. Para isso, deverá conter diagnósticos, diretrizes, metas e pontuar as visões técnicas, estratégicas e conceituais para o desenvolvimento do setor cultural no Estado.

Para implementação do plano são ouvidos todos os que participam do movimento cultural na Paraíba: gestores, agentes culturais, artistas, ativistas, parlamentares, comunicadores, produtores, agitadores e arte-educadores. Para tanto, estão sendo organizados encontros, fóruns, reuniões, consultas para colher todas as informações dos que fazem o movimento cultural no estado. Entre essas ações, está o 1º Mapeamento da Gestão Pública de Cultura da Paraíba.

Fotos:

Redação/Focando a Notícia

Comentários

Tags : , , , ,

REDES SOCIAIS


















INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627