Sociedade civil participa da abertura da II Semana da Água de Montadas

Publicado em quinta-feira, Abril 11, 2013 ·

 

montadasA abertura hoje da II Semana da Água de Montadas, distante 171 quilômetros de João Pessoa, foi marcada pela participação de representantes da sociedade civil local. Participaram do evento gestores da Prefeitura, secretários municipais, vereadores, representantes de entidades sindicais, conselhos e de igrejas locais. O evento é uma realização do Projeto Rio Mamanguape, patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental, em parceria com a Prefeitura local e prossegue até esta sexta-feira (12/04).

CURTA o FOCANDO A NOTÍCIA no Facebook

O objetivo da Semana da Água é apresentar a culminância das várias áreas de atuação do Projeto Rio Mamanguape, em seu segundo ano de execução, para que a sociedade civil organizada tome conhecimento do seu desenvolvimento.

A solenidade de abertura da II Semana da Água de Montadas aconteceu no Auditório da Escola Municipal Erasmo Araújo de Sousa e reuniu um grande número de estudantes, professores e gestores de escolas. O prefeito Jairo Herculano de Melo e o vice-prefeito, Erasmo de Sousa, participaram da atividade e falaram sobre o tema central da Semana.

O prefeito ressaltou a importância da Semana da Água para a conscientização da população para a preservação das fontes de água e do uso racional do produto, além de parabenizar o Projeto Rio Mamanguape pelo evento. Já o vice-prefeito, Erasmo de Sousa, pediu o envolvimento da sociedade local nas atividades da Semana e lembrou a continuidade da parceria da Prefeitura na execução do Projeto.

A técnica da Cooperativa de Projetos, Assistência Técnica e Capacitação do Nordeste Ltda – Coopacne, que executa o Projeto Rio Mamanguape, e articuladora da área de educação ambiental, Maria Zélia Araújo representou a coordenadora do Projeto, Maria José dos Santos. Na solenidade ela ressaltou o esforço do projeto para melhoria das condições de vida da população de Montadas, não apenas com ações na parte de recursos hídricos, mas também em todas as áreas de atuação.

Zélia convidou a todos a participarem amanhã, a partir das 8h, da oficina sobre as expectativas da comunidade em relação à reedição do Projeto Rio Mamanguape, como uma oportunidade de apresentar demandas que possam melhorar a atuação no município.

Após o encerramento da solenidade, Maria Zélia fez uma apresentação sobre as ações desenvolvidas nos anos de 2011 e 2012 em Montadas nas áreas de educação ambiental, recursos hídricos, beneficiamento, reflorestamento, projetos produtivos, políticas públicas e comunicação.

Em seguida, a técnica da área de educação ambiental, Maria da Conceição Jerônimo, apresentou uma palestra sobre “Doenças Causadas pela Manipulação de Lixo”.

Programação

Na quinta (11), à partir das 8h, na Escola Municipal Erasmo Araújo de Sousa, a programação será iniciada com a exibição da reportagem sobre tanques de pedra exibida pelo Programa Globo Rural. Em seguida será iniciada a oficina – Expectativas pertinentes à reedição do Projeto Rio Mamanguape em cada área de atuação, com atividades em grupo e apresentação das propostas em plenária.

Na sexta-feira, o encerramento da II Semana da Água de Montadas começará às 13h30, com a apresentação de projetos em educação ambiental desenvolvidos pelas escolas municipais, seguido de apresentações culturais e a premiação do melhor projeto.

 

 

 

Assessoria de Imprensa para o Focando a Notícia

Comentários

Tags : , , , , ,

REDES SOCIAIS




















Focando a Notícia -
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627