Setor Mobilidade Humana da CNBB realiza seu V Encontro Nacional

Publicado em sexta-feira, agosto 23, 2013 ·

encontroAs pastorais que integram o Setor Mobilidade Humana da CNBB se reuniram em Santos (SP), nos dias 15 a 17 deste mês para o Encontro das Coordenações das Pastorais. O objetivo do evento foi fortalecer a articulação, a partilha, e estimular o avanço e a resposta de cada pastoral frente aos novos desafios.

“A opção de realizar o encontro em Santos foi uma decisão pastoral, ou seja, o próprio Setor da Mobilidade Humana desejava vivenciar e dar oportunidade a todos os participantes de conhecer de perto a prática pastoral do Apostolado do Mar na região”, explica irmã Claudina Scapini, secretária executiva do Setor.

Participaram do encontro 25 pessoas, entre coordenadores e agentes das seguintes pastorais: Nipo-brasileira, Itinerantes, Apostolado do Mar, Pastoral Rodoviária, Refugiados, Migrantes, Missão Católica Polonesa e Estudantes Internacionais.  Estimulando a dimensão missionária do Encontro, estiveram presentes: dom José Luiz Salles, Bispo referencial do Setor; dom Tarcísio Scaramussa, bispo referencial do Setor de Educação da CNBB; dom Julio Endi Akamine,  que acompanha a Pastoral Nipo-Brasileira; e dom Jacyr F. Braido, Bispo de Santos (SP).

“A partilha da prática de cada uma das Pastorais foi um ponto de grande expressão e riqueza para todos os participantes”, relata Claudina. Chamou a atenção o relato da Missa realizada pela Pastoral Rodoviária, por sua simplicidade e linguagem direta para com o pessoal da estrada. Os participantes também realizaram uma visita ao Porto de Santos. “Foi uma oportunidade de conhecer um pouco mais de perto sua estrutura, especialmente porque ali foi possível observar e perceber a dimensão do maior porto da América Latina e também o quanto é desafiador desenvolver nesse contexto a ação pastoral”.

Os participantes pontuaram alguns pontos da reflexão do evento: a valorização da pessoa humana e o respeito à dignidade; a denúncia das violações de direitos nos diversos campos da mobilidade humana; a importância de tomar consciência e colaborar com a autonomia e protagonismo das pessoas envolvidas pela pastoral. Também debateram sobre a incidência das políticas públicas e o monitoramento de sua execução; a presença samaritana da Igreja.

O Encontro também abordou o tema do tráfico de pessoas no âmbito da Campanha da Fraternidade de 2014. Ao final do evento, as pastorais assumiram o compromisso junto às pessoas em mobilidade, e recordaram as palavras do Papa Francisco, em sua Homilia na visita a Lampedusa, na Itália: “A Igreja está ao vosso lado na busca de uma vida mais digna para vós e vossas famílias”.

 

 

POR: CNBB

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS













ARTICULISTAS
Ramalho Leite
Karlos Thotta
Padre Bosco





INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627