Você já deve ter ouvido muitas histórias sobre as relações sexuais. Elas sempre vêm cercada de mistérios e mitos.
Há quem diga que é normal sentir dor na hora H. Mas saiba que, às vezes, isso não é tão normal quanto parece e não precisa ser encarada de forma natural. Seu corpo fala e, por isso, você deve ficar atenta ao sinais de que algo não está tão legal assim.
Foto: Thinkstock/Getty Images
Possíveis causas da dor
Em um primeiro momento e na maioria dos casos, o nervosismo, a insegurança e as preocupações são as principais causas da dor na hora da transa. O ginecologista Sérgio Kobayashi explica que esses fatores predispõem a vagina a contrações involuntárias e também a uma lubrificação deficiente. Assim, a relação pode se tornar dolorosa e desagradável.
Mas é bom ficar atenta! As dores também podem indicar que algo não está muito legal com a sua saúde. Elas podem ser causadas por corrimentos, cistos, endometriose, fissuras, machucados na vagina, entre outros.
Hora de pedir ajuda
O ginecologista Domingos Mantelli afirma que é normal deixar de sentir dor após a cicatrização do hímen, que se rompe após a primeira relação. Mas, se mesmo assim, você continuar sentindo dores muito intensas e incômodas, é hora de procurar seu ginecologista! “É sempre prudente consultar um ginecologista ao iniciar a vida sexual”, esclarece Domingos.
É muito importante deixar a vergonha e o medo de lado e passar por consultas ginecológicas anualmente, principalmente após a primeira menstruação. Assim, você esclarece suas dúvidas e ainda pode tratar mais rápido alguns eventuais problemas.
Foto: Thinkstock/Images
Como evitar a dor
Normalmente, a dor aparece nas primeiras relações sexuais. O ginecologista explica que nesses casos a dor é proporcional ao grau de relaxamento e lubrificação da vagina.
Ela tende a desaparecer quando a mulher ficar mais tranquila e sossegada, curtindo mesmo o momento, sem pressas ou cobranças. Por isso, o ideal é caprichar nas preliminares para deixar o momento bem agradável e longe do nervosismo. “Se a transa for tranquila e relaxada, ela também será prazerosa”, explica o Dr. Sérgio.
Existem, ainda, alguns produtos que podem ajudar na hora H, mas, antes de usá-los, você deve conversar com seu ginecologista. E não se esqueça de sempre usar o preservativo, pois eles evitam problemas futuros, como as DSTs ou até mesmo uma gravidez indesejada.
todateen
Comentários