Senado aprova exigência de ficha limpa para comissionados da Casa

Publicado em terça-feira, agosto 13, 2013 ·

camara federalO plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (13) proposta que proíbe senadores de nomear pessoas sem ficha limpa para cargos de comissão (sem concurso) nos gabinetes. O texto usa os mesmos critérios da Lei da Ficha Limpa, que impede a candidatura de políticos condenados por tribunais colegiados (em geral, a partir da segunda instância) ou envolvidos em outras irregularidades contra a administração pública.

Como trata-se de projeto de resolução, a proposta não precisa de mais votações e para valer depende apenas da promulgação pelo presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL).

Durante a tramitação, o senador Pedro Simon (PMDB-RS) sugeriu também incluir na restrição servidores efetivos que ocupam cargos de direção, chefia, gestão ou que ordenem despesas do Senado. A emenda, no entanto, acabou rejeitada por contrariar outras normas do Senado.

No mês passado, em resposta às manifestações de junho, o Senado aprovou proposta de emenda à Constituição (PEC) que estende as regras da Lei da Ficha Limpa para todo o serviço público, abarcando comissionados ou efetivos. Para ser promulgada, no entanto, a PEC ainda depende de outras duas votações na Câmara, com votos favoráveis de ao menos 308 deputados.

G1

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS













ARTICULISTAS
Ramalho Leite
Karlos Thotta
Padre Bosco





INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627