Semob realiza pesquisa para identificar necessidades dos ciclistas de João Pessoa; Veja onde você pode contribuir

Publicado em sábado, abril 6, 2013 ·

ciclista A Prefeitura Municipal de João Pessoa, através da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), vai realizar uma pesquisa com as pessoas que utilizam a bicicleta como meio de transporte para as atividades diárias. A última pesquisa envolvendo ciclistas na Capital paraibana ocorreu em 1981, portanto há 31 anos.

A pesquisa vai ser realizada nos dias 9, 10 e 11 de abril, das 5h30 às 8h e das 16h30 às 19h, horários de maior concentração de ciclistas circulando na cidade.

O objetivo é identificar as necessidades dos que usam esse veículo não motorizado para traçar planos reais e tornar as vias adequadas ao uso da bicicleta. Além de conforto e segurança, o projeto visará o estímulo ao uso desse meio de transporte que promove a saúde dos cidadãos, melhora as condições de trânsito na cidade e diminui a geração de gases poluentes.

Durante a pesquisa, será feita uma contagem do número de bicicletas circulando no local e entrevistas com os ciclistas para verificar a origem e destino, quais os problemas enfrentados por eles, as necessidades que consideram mais importantes e quais ações da administração pública seriam mais urgentes para a categoria e como avaliam as intervenções já realizadas pela Prefeitura, a exemplo das ciclofaixas e ciclovias implantadas em diversos pontos da cidade.

João Pessoa conta atualmente com 45 quilômetros de vias exclusivas para ciclistas que, gradativamente, estão sendo expandidos com proposta de ultrapassar os 100 quilômetros de rede cicloviária, dando cobertura total à malha urbana.

A poder municipal está trabalhando no sentido de implantar um sistema cicloviário integrado ao sistema de transporte público, proporcionando uma mobilidade segura para a população. A intenção ainda é inserir o ciclista no espaço urbano e em um contexto contemporâneo de utilização das vias públicas, investindo em projetos que motivem as pessoas a utilizarem meios de transporte mais sustentáveis, contexto no qual a bicicleta se destaca.

Para isso, a Diretoria de Planejamento da Semob, após a coleta e avaliação dos dados da pesquisa com os ciclistas, vai desenvolver planos de ação para garantir a segurança dos que já utilizam a bicicleta como meio de transporte e estimular outras pessoas a aderirem esse meio de deslocamento.

A Semob solicita a cooperação dos ciclistas que trafegam nas ruas onde estarão posicionados os pontos de pesquisa parando um pouco para responder ao questionário. Serão 21 pesquisadores e duas pessoas contando o volume de equipamentos, divididos em três pontos a cada dia. A próxima etapa da pesquisa será aplicá-la por meio da internet para atingir um público maior.

Os locais definidos para a coleta dos dados da pesquisa foram:

Dia 09/04, terça-feira: Ponto 1 – Avenida Tancredo Neves · Nos dois lados da avenida, próximo ao Vergalhão/Forrock. Ponto 2 – Avenida Epitácio Pessoa · Nos dois lados da avenida próximo à antiga Cultura Inglesa. Ponto 3 – Na Orla, Avenida Cabo Branco · Na calçadinha da praia, no cruzamento com a Beira Rio

Dia 10/04, quarta-feira: Ponto 4 – BR-230 · Nos dois sentidos da BR-230, em frente ao UNIPÊ Ponto 5 – Avenida Hilton Souto Maior · No canteiro central, entre as rotatórias do CAIC e do CEHAP Ponto 6 – Rua Luiz Alberto M. Coutinho · Entre as ruas Cel. Pedro Gonzaga de Lima e Nelly P. de Lima.

Dia 11/04, quinta-feira: Ponto 7 – Avenida Pedro II · Em frente ao Ibama, próximo à passarela de pedestres. Ponto 8 – Avenida Cruz das Armas · Próximo ao 15º Batalhão de Infantaria. Ponto 9 – Rua Valdemar Galdino Naziazeno · Nas imediações do Sport Bar


SecomJP

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS











ARTICULISTAS
Ramalho Leite
Karlos Thotta
Padre Bosco





INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627