Secretaria de Saúde fará testes e campanha educativa no Dia Mundial Sem Tabaco

Publicado em segunda-feira, Maio 30, 2011 ·

cigarroExposição com banners alusivos aos prejuízos do tabagismo à saúde e distribuição de material educativo marcam nesta terça-feira (31), das 10h às 15h, a mobilização da Secretaria de Estado da Saúde (SES) para marcar o Dia Mundial sem Tabaco. A ação, coordenada pelo Núcleo de Doenças e Agravos Não Transmissíveis ocorrerá na área externa do Shopping Tambiá (entrada pela Avenida Odon Bezerra) e no estacionamento do Banco do Brasil (agência Epitácio Pessoa), em João Pessoa.

Quem passar por esses locais poderá fazer o teste de Fagerstrom (que mede o grau de dependência do fumante), além do teste de capacidade respiratória dos fumantes ativos e passivos e o teste de quantidade de monóxido de carbono nos fumantes ativos e passivos.

Ainda dentro da programação, será realizada vacinação contra a gripe tanto no Banco do Brasil quanto no Shopping Tambiá. Essa ação conta parceria da Secretaria de Saúde de João Pessoa, Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa), Associação Médica da Paraíba, Sociedade Paraibana de Pneumologia e outros órgãos e entidades.

Números – De acordo com dados da SES, ano passado o fumo causou a morte de 388 pessoas e este ano, até o último dia 17, 106  pessoas morreram de doenças provocadas pelo consumo de tabaco.

Em 2010, 247 pessoas morreram de câncer de pulmão, 64 pessoas vieram a óbito por câncer de laringe, 37 de faringe e 40 de boca. Este ano, são 59 mortes por câncer de pulmão, 26 mortes por câncer de laringe, sete de faringe e 14 de boca.

De acordo com as pesquisas, o tabagismo é a primeira causa de morte evitável. O cigarro é responsável por 90% de todos os cânceres, sendo 80% de pulmão. Esta dependência também é responsável por 25% das doenças cardiovasculares como infarto e AVC. Outro problema é com as gestantes que fumam, pois têm mais bebês prematuros e abortamentos, sem falar que as crianças também terminam tendo mais problemas respiratórios.

O tabagismo é apontado como o principal fator de risco para o aparecimento de doenças como hipertensão, do coração e cânceres, principalmente o de pulmão. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), no Brasil, 90% das mortes por câncer de pulmão são causadas pelo tabagismo e, desse total, 30% das vítimas são fumantes passivos. O fumo também é responsável por 25% dos óbitos por doenças cardiovasculares e 85% das mortes pulmonares obstrutivas crônicas, (DPOC).

Para o tratamento do fumante a SES está incentivando a divulgação dos Centros de Tratamento de Fumantes. Atualmente, existem 37 municípios com os centros, entre eles João Pessoa e Campina Grande. A população pode procurar ajuda nos Centros que realizam as abordagens cognitivas, criam os grupos e fazem o acompanhamento. Em último caso, o fumante recebe os medicamentos que são repassados pelo Ministério da Saúde.

Secom para o Focando a Notícia

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS













ARTICULISTAS
Ramalho Leite
Karlos Thotta
Padre Bosco





INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627