Secretaria de Saúde de Caiçara-PB ofereceu exames de mamografia. A ação foi realizada pelo Amigo do Peito

Publicado em sexta-feira, setembro 19, 2014 ·

caiçara-mamografiaPelo menos 80 mulheres, na faixa etária dos 50 aos 69 anos, realizaram nesta quinta-feira, 18 de setembro, o exame da mamografia. A ação foi realizada pelo programa amigo do peito que levou à Caiçara, uma unidade móvel, equipada com mamógrafo digital.

Para a Secretária Municipal, Iara Lopez, o principal objetivo da ação é garantir a prevenção do câncer de mama, ao mesmo tempo que detectar a doença no início. “Quanto mais cedo o câncer for detectado, mais cedo será o início do tratamento, o que garante uma possibilidade maior de cura”. Iara também disse que a Prefeitura presta um grande serviço ao oferecer, de graça, o exame. É o que confirma a dona de casa, Eunice Laurentino da Silva, de 55 anos. Ela conta que havia realizado o exame há 3 anos, e sempre pagou pelo serviço. “Sempre paguei pelo exame, mas há 3 anos não o faço. Eu estava preparando umas reservas para fazer este anos particular, mas com essa oportunidade, eu estou aproveitando para fazer aqui mesmo em Caiçara. Com o dinheiro que eu gastaria para realizar o exame, vou pagar as contas de água e luz. Considero muito importante essa ação.” Conversou.

 

CURTA o FOCANDO A NOTÍCIA no Facebook

O resultado dos exames sai em até 15 dias e será entregue na Secretaria Municipal de Saúde. A secretária Iara Lopez, informou que as mulheres que apresentarem alterações mamárias serão encaminhadas à hospitais especializados do estado e receberão orientações para o tratamento.

 

A mamografia é considerada pelos médicos uma das formas mais eficazes de detectar o câncer de mama. Quanto mais cedo é feito o diagnóstico, maior é a chance de sucesso do tratamento. Para o Brasil, em 2014, são esperados 57.120 casos novos de câncer de mama, com um risco estimado de 56,09 casos a cada 100 mil mulheres.

 

Este ano foi a segunda vez que o programa amigo do peito esteve na cidade.

AsCom-Prefeitura de Caiçara/PB

 

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS













ARTICULISTAS
Ramalho Leite
Karlos Thotta
Padre Bosco





INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627