Sargento da PM destaca importância da formação dos profissionais de segurança da PB

Publicado em terça-feira, agosto 27, 2013 ·

Sargento PereiraO sargento da Polícia Militar da Paraíba, Astronadc Pereira de Moraes (sargento Pereira), ex-instrutor do Centro de Formação da PM, psicólogo e ativista político publicou artigo destacando a convocação para a formação dos profissionais da segurança pública, feita pela Secretaria deEstado da Segurança e da Defesa Social (SEDS/PB)

 

O sargento defende que a formação precisa ser analisada, revisada e aperfeiçoada. ‘É preciso uma atualização na formação pedagógica e curricular dessas pessoas que fazem a segurança pública da Paraíba e do Brasil”.

 

Para ele, não houve uma preparação para o devido policiamento e proteção da sociedade durante as manifestações de junho,” tanto é que em vários estados a polícia agiu claramente com truculência e de forma repressora”.

 

Confira o artigo na íntegra:

 

Formação dos profissionais de segurança pública

 

O Diário Oficial do Estado da Paraíba (23/8) traz, na página 9, uma importante informação a respeito da valorização dos profissionais de segurança pública. A publicação da Secretaria deEstado da Segurança e da Defesa Social (SEDS), de número 189, diz o seguinte emsua ementa: “Convocação para formação da Comissão para analisar, revisar e aperfeiçoar a formação pedagógica e curricular dos profissionais de Segurança Pública do Estado da Paraíba”.

 

Inegavelmente a formação dos profissionais de segurança tem sido motivo de criticas em todo o Brasil, principalmente pelos próprios profissionais de Segurança Pública. Os policiais apontam que a formação na Polícia Militar é muito militarizada e a convivência intramuros, nas academias de formação, é insuportável. Os agentes penitenciários têm uma formação insipiente. Na Paraíba, a formação dos agentes de segurança prisional é de 15 dias, seguida pela formação dos policiais civis que costuma ter um período muito curto.

 

No mês de maio deste ano representei o Conselho Estadual de Direitos Humanos (CEDH) numa reunião com a ministra Maria do Rosário, da Secretaria Nacional de Direitos Humanos, onde tratei desse assunto. Na ocasião, coloquei a necessidade da revisão e aperfeiçoamento na formação pedagógica e curricular dos profissionais de segurança em todo país. Lembrei que esta tem sido uma das bandeiras de luta pela segurança pública na Paraíba.

 

Também participei de reunião do CEDH com Cláudio Coelho Lima, secretário deEstado da Segurança e da Defesa Social (SEDS), ocasião em que enfatizamos a importância de uma melhor formação para os profissionais de segurança pública. Obtivemos a informação de que o Plano Estadual de Segurança, que está em faze de conclusão, já prevê esta proposta.

 

A formação dos profissionais precisa ser analisada, revisada e aperfeiçoada. É preciso uma atualização na formação pedagógica e curricular dessas pessoas que fazem a segurança pública da Paraíba e do Brasil. A polícia não estava preparada para o devido policiamento e proteção da sociedade durante as manifestações de junho, e que em vários estados a polícia agiu claramente com truculência e de forma repressora.

 

O primeiro passo para a democratização das PMs é modernizar os currículos das escolas de formação e ampliar o acesso dos policiais às universidades públicas. Uma formação policial cidadã aumenta a eficiência das intuições policiais, bem como o crédito da sociedade pela polícia. Na mesma medida, uma formação militarizada e com práticas violentas só aumenta o descrédito e a ineficiência da polícia, geralmente manifestadas em abordagens truculentas e em profissionais despreparados e desmotivados.

 

Precisamos superar o modelo dicotômico criado pelo regime militar. A formação precisa ser cidadã. O policial deve ser o pedagogo da segurança pública. É preciso reconhecer os bons serviços e as boas praticas desses profissionais com salários dignos e compatíveis; possibilitar ascendência nas carreiras dentro da polícia e carreira única. É preciso condições de trabalho e estrutura para se promover segurança pública de qualidade para todos e todas.

Astronadc Pereira de Moraes

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS













ARTICULISTAS
Ramalho Leite
Karlos Thotta
Padre Bosco





INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627