Romero Rodrigues defende a expansão das universidades na Paraíba

Publicado em sexta-feira, setembro 16, 2011 ·

Romero_RodriguesO deputado federal Romero Rodrigues (PSDB/PB) está defendendo na Câmara dos Deputados a expansão das universidades no Estado da Paraíba. Dessa feita solicitou ao ministro da Educação que seja inserido em um plano de expansão e reestruturação das Universidades Federais com a criação de um Campus da Universidade Federal da Paraíba em Guarabira.

Destacou os efeitos benéficos de uma ação afirmativa da universidade numa região caracterizada por extremas carências econômicas, sociais e educacionais – especialmente em relação ao acesso à educação superior – e a própria dinâmica do processo – uma articulação entre a universidade, parceiros locais, nacionais, internacionais, sociedade civil, movimentos sociais e poder público local – gerou uma grande mobilização social em torno da perenização da experiência e da ampliação do processo de expansão para outras regiões do estado.

Romero assinalou que sensível a essas demandas que se harmonizavam com sua própria avaliação sobre a necessidade de expansão da universidade, a administração central da UFPB iniciou um estudo sobre a viabilidade da criação de novos campi da instituição a partir da realização de um diagnóstico sobre o acesso à educação superior no estado da Paraíba. É importante ressaltar que concomitantemente à realização do estudo, a reitoria passou a debater com a sociedade as demandas a ela encaminhadas, procurando alternativas para a sua exeqüibilidade, especialmente no sentido da construção de parcerias e da divisão de responsabilidades entre os governos federal, estadual e municipal.

A criação de um campus da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) no Município de Guarabira é uma reivindicação antiga de todos os segmentos sociais, o que irá promover a inclusão de jovens e adultos que efetivamente precisam de oportunidades e de uma formação de nível superior. O município de Guarabira está situado na Mesorregião do Agreste Paraibano, na Microrregião de Guarabira e atualmente tem 55.326 habitantes. Situa-se a 98 quilômetros da capital João Pessoa, a 100 quilômetros de Campina Grande, maior cidade do interior paraibano; a 198 quilômetros de Natal, a capital do Rio Grande do Norte; e a menos de 250 quilômetros do Recife, a capital de Pernambuco.

É chamada Rainha do Brejo pelo fato de ser a principal cidade-pólo de uma região que se caracteriza pela regularidade de chuvas. Geograficamente não está situada na Microrregião do Brejo Paraibano por ter uma região própria que leva o seu nome, mais se torna uma importante referência política na região do brejo que também faz parte da Mesorregião do Agreste Paraibano.

Concluiu asseverando que existe uma enorme carência na formação de mão de obra especializada para atender ao pujante crescimento da região. Os jovens do município precisam receber a formação adequada para que sejam inseridos mo promissor mercado de trabalho que se apresenta.

Guarabira polariza cerca de 23 municípios e com uma população superior a 450 mil habitantes. Nos próximos meses a cidade irá receber um moderno Shoping Center com mais de 170 lojas. Serão mais de 500 novos empregos. É imperiosa, pois a implantação da Universidade Federal. Guarabira e região não podem, em absoluto, ser excluídas do Plano de Expansão da UFPB. Tudo aqui exposto ratifica a justiça desse pleito, aliado à própria necessidade de expansão da Universidade já publicamente declarada pela Reitoria.

A implantação do Campus é fundamental para a expansão e fortalecimento da Região. Diante do exposto considerando a relevância da medida para o município e região, justifica-se plenamente a criação um novo campus da Universidade Federal da Paraíba – UFPB no Município de Guarabira nos termos propostos.

Assessoria para o Focando a Notícia

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS


















Focando a Notícia -
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br