Romero afirma que a UEPB é uma das maiores universidades do Brasil

Publicado em quinta-feira, agosto 18, 2011 ·

Romero_RodriguesO deputado federal Romero Rodrigues disse hoje, na Câmara dos Deputados, em Brasília, que a Universidade Estadual é um dos maiores patrimônios do Estado, que engrandece a sua história e contribui para o desenvolvimento social de toda a população. “A UEPB nos orgulha por sua história, por seu corpo de professores, servidores e alunos. É uma das maiores e mais importantes Universidades do Brasil”, assinalou.

Romero fez questão de ressaltar o trabalho dos dirigentes da universidade, e o seu empenho no fortalecimento das lutas e a autonomia da instituição.

45 anos

A UEPB está comemorando 45 anos de fundação. Professores, alunos, servidores e pró-reitores da Universidade Estadual da Paraíba estiveram presentes no lançamento de um selo postal personalizado, editado pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) em comemoração aos 45 anos da Instituição.

Compuseram a mesa de lançamento a reitora da UEPB, professora Marlene Alves Sousa Luna; o gerente de vendas dos Correios, Gelvan Batista Lisboa, que representou a gerência regional dos Correios e Telégrafos da Paraíba; o presidente da Associação dos Docentes da Universidade Estadual da Paraíba (ADUEPB), professor José Cristóvão de Andrade; o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Ensino Superior do Estado da Paraíba (SINTESPB); e o graduando e representante do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Idelmir Farias.

Durante a solenidade, a reitora Marlene Alves rememorou a história da UEPB, celebrando os 45 anos de existência da Instituição. “Em 1966, quando a Universidade Regional do Nordeste (URNe) nasceu, a instituição desenvolveu o pensamento de que poderia ser um pólo de desenvolvimento não só para a Paraíba, mas para todo o Nordeste. Apesar de todas as crises ao longo dos 45 anos, ela nunca cerrou suas portas. No ano de  1987 ocorreu a estadualização e, em 2004, um verdadeiro divisor de águas, com a Lei de Autonomia Financeira”.

A UEPB para o mundo

A reitora destacou que a lei surgiu para conferir maior segurança institucional, fazendo o papel pelo qual a comunidade acadêmica lutava desde 1966. “Queremos levar a UEPB para o mundo e, de certa forma, hoje conseguimos isso, através deste selo que representa a nação brasileira e que diz, implicitamente, que na Paraíba há uma Universidade que trabalha cotidianamente para fazer o melhor para a sua região e para o Brasil”, acrescentou.

Também foram lançados três livros publicados pela da Editora da UEPB: “Luz para sua Gente e sua Terra – nota sobre a história da UEPB”, de autoria de Janailson Macedo Luiz; “Anos de Luta – da intervenção do DCE da URNe à estadualização da universidade – 1981 a 1987”, de Valdir Porfírio, ex-representante estudantil da UEPB; e “O Despertar da Cultura – Centro Acadêmico de Letras”, escrito por Marinalva Freire.

UEPB com assessoria do parlamentar

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS













ARTICULISTAS
Ramalho Leite
Karlos Thotta
Padre Bosco







Focando a Notícia -
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627