Relatório da SES, aponta 10 municípios paraibanos que concentram 70% dos casos de dengue registrados no Estado

Publicado em quinta-feira, setembro 20, 2012 ·

Apenas dez municípios têm concentrado o número de notificações dos casos de dengue na Paraíba neste ano.

Conforme relatório divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), os municípios de João Pessoa, Cabedelo, Patos, Bayeux, Catolé do Rocha, Sousa, Uiraúna, Vista Serrana, Santa Rita e Teixeira acumulam 70% dos casos registrados até o início desse mês. Desses, os que apresentaram o maior número de notificações foram João Pessoa, com 4.159 registros, seguida por Cabedelo, com 1.435 notificações, Patos (473), Bayeux (246) e Catolé do Rocha (185 casos).

Conforme a SES, em todo o Estado, até setembro, foram realizadas 10.407 notificações, sendo que destas, 2.162 já estão descartadas. Os dados apontam que 4.827 notificações foram relacionadas aos casos de dengue clássica, 111 de dengue com complicação e 46 casos de febre hemorrágica.

De acordo com a gerente -executiva de Vigilância em Saúde da SES, Talita Tavares, em comparação com o mesmo período do ano passado, houve uma redução no número de notificações, uma vez que em 2011 foram registrados 15.285 casos da doença, o que implica em uma redução de quase 32% em 2012.

“O normal é que não haja os casos, mas apesar dessas cidades registrarem muitos casos, nós já estamos desenvolvendo medidas de prevenção para que haja uma redução. Não existe um padrão de ocorrência, mas estamos empenhados para reduzir esses registros”, explicou a gerente.

Entre as medidas indicadas pela secretaria que serão intensificadas nas cidades que apresentam mais casos registrados estão o controle da doença através de ações que envolvem a vigilância ambiental, como a visita periódica dos agentes ambientais às casas, e a educação ambiental.

A gerente-executiva de Vigilância em Saúde da SES informou ainda que desde o início do ano os técnicos do Setor de Vigilância Epidemiológica foram capacitados para realizar o manejo clínico da doença.

Com relação aos casos notificados neste ano em todo o Estado, a SES ainda apontou que a faixa etária com maior incidência de dengue foi de 20 a 39 anos, dos quais 61% são do sexo feminino e 39% do sexo masculino.

Jornal da Paraíba

Comentários

Tags : , , , , , , ,

REDES SOCIAIS











ARTICULISTAS
Ramalho Leite
Karlos Thotta
Padre Bosco





INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627