Receitas caseiras para combater o mau hálito

Publicado em sexta-feira, Abril 18, 2014 ·

mau alitoSempre vemos nos comerciais homens e mulheres com “hálito fresco” depois de ter usado uma pasta dental específica. Mas, não é preciso gastar muito com estes produtos que nem sempre contêm ingredientes muito saudáveis. Por isso, se você sofre com mau hálito, leia o seguinte artigo, onde mostraremos receitas caseiras para combatê-lo.

O que é o mau hálito?

O nome médico para o mau hálito é halitose e é mais frequente do que você pensa, já que afeta a grande maioria da população, pelo menos em algum momento da vida. O mau cheiro na boca pode ser originado por diversas razões, porém o mais comum é a falta de higiene na cavidade bucal, o que ajuda na proliferação de bactérias e causa um processo que gera um cheiro desagradável.

Também se relaciona ao mau hálito a escassez de saliva e a secura da boca. As glândulas salivares secretam este fluído, que é constituído por 99% de água, com propriedades antissépticas e que mantêm a boca limpa.

CURTA o FOCANDO A NOTÍCIA no Facebook

É realmente muito desagradável o mau hálito, tanto para a pessoa que sofre como para aqueles que estão ao redor. Os afetados tendem a apresentar muita vergonha ou timidez de falar com outras pessoas, pois se sentem sujos ou culpados.

Lizzie, UK; Tony, USA

O consumo de alguns alimentos como o café, o álcool, o alho ou a cebola, assim como fumar, “ajudam” a piorar o mau cheiro na boca. Também existem medicamentos que apresentam como um dos efeitos colaterais diminuírem a produção de saliva e apresentar uma boca seca, o que é sinônimo de mau hálito.

Outra das causas pode ser uma dieta pobre em carboidratos. Estes nutrientes se encontram no macarrão, no pão, no arroz e nos legumes e faz com que o corpo utilize as gorduras como fonte de energia.

Mas a razão mais importante e frequente, sem dúvidas é a proliferação de bactérias. Quando estão em excesso na boca, induzem a formação de placa sobre os dentes, produzindo ácidos e compostos voláteis, responsáveis pelo mau cheiro.

Usar dentadura postiça, ter cáries, fazer obturações de baixa qualidade, sofrer com sinusite, infecções ou feridas, diabetes, indigestão e o estresse são outros desencadeantes para a halitose.

Remédios populares para o mau hálito

halitosis3

halitosis4

halitosis5

Dicas para evitar a halitose

Imagens cortesia de Randy Wick, Ekke, Gui Seiz, Jonny Goldstein, Tim Sackton, Duncan Holmes.

melhorcomsaude

Comentários

Tags : , , ,

REDES SOCIAIS




















Focando a Notícia -
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627