Ramalho Leite – Ouvi da boca do rei

Publicado em sexta-feira, junho 15, 2012 ·

Este ano é comemorado em todo o Brasil o centenário de nascimento de Luiz Gonzaga, o consagrado Rei do Baião.Como autor do titulo de Cidadão Paraibano que a Assembléia lhe conferiu nos idos de 1979, publiquei uma plaquete sob o titulo “ Luiz Lua Gonzaga, sua sanfona,sua simpatia”.A apresentação  era de Ary Barroso ao introduzi-lo perante o publico ouvinte e  na platéia (ainda não se chamava galera) que se acotovelava no auditório da Radio Nacional.O destino me tirou da tribuna da Casa de Epitácio justamente no período em que o Rei agendou o recebimento da comenda.Era Governador Dorgival Terceiro Neto e Tarcisio Burity se preparava para assumir o mandato indireto de Governador da Paraiba.Fiz do deputado Assis Camelo o meu porta-voz de luxo e ele leu o meu discurso de saudação. Eu assumiria o mandato um mês depois.

Terminada a concorrida cerimônia no plenário, Gonzagão passou para o púlpito em frente à Praça João Pessoa onde uma multidão o aguardava para um improvisado show:apenas a sua voz e a sanfona.Terminou a noite sendo homenageado na Granja Santana com um jantar oferecido pelo taperoaense Dorgival, também um amante da sua musica.

Devo  lembrar, o que já o fiz em outra oportunidade, a revelação do artística sobre a musica Paraíba, cujo epíteto “mulher macho” foi deturpado até hoje pelo preconceito sulista com relação ao nordeste.Ele queria se referir ao nome do Estado, feminino, mas muito macho,citando inclusive a revolta de Princesa, onde o pau pereira roncou…

Dia seguinte, Luiz Ramalho (Foi Deus Quem Fez Você)me convidou para almoçar em sua casa com Gonzagão. Na conversa, sempre o Luiz paraibano inquirindo e o Rei respondendo, entrou até a divergência do Rei com Gonzaguinha. A pergunta então foi inevitável:

-E quem você acha que será o seu sucessor? Indagou Luiz Ramalho.

A resposta veio rápida: Dominguinhos, respondeu Gonzagão.

Semana passada um dos nossos jornais apresentou Dominguinhos como sucessor do Rei do Baião. Não mentiu, e quem escolheu foi o próprio Luiz Gonzaga, como ouvi de sua boca naquela tarde do século passado.

Comentários

Tags : , , ,

REDES SOCIAIS











ARTICULISTAS
Ramalho Leite
Karlos Thotta
Padre Bosco





INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627