Ramalho Leite – A União há cem anos (2)

Publicado em terça-feira, novembro 8, 2011 ·

ramalho

Tenho recebido muitas reclamações pela ausência da coluna social nas páginas de A União.Há quem acredite que as noticias sociais atraem publicidade comercial.A vaidade custa caro, já me disseram. Noto certa resistência na “ creche”  que Beth Torres organizou na redação. Os talentosos jornalista saídos da nossa universidade não valorizam a crônica social.Os que faziam A União., no passado, porém, não deixavam passar em branco as datas que marcavam o aniversário de destacados paraibanos.

Assim, em 1º de janeiro de 1911, A União tipografou o seguinte:”Dr. João Lopes Machado.Festas do dia do seu aniversário natalício…..foram ainda servidas finas bebidas.As 11 horas serviram-se finas iguarias, tomando parte na mesa todos os presentes.Terminaram assim as festas do dia primeiro, em regosijo pela passagem da data feliz do aniversario natalício de S. Exc.Dr.João Lopes Machado.Pessoalmente cumprimentaram s.exc.:dr. Pedro Pedrosa, coronel Ignacio Evaristo,dr.Carlos Cavalcanti,desembargadores Caldas Brandão e Heráclito Cavalcanti,drs. Américo Falcão e Xavier Junior, coronel Ernesto Monteiro,drs.Manoel Paiva e Ascendino Cunha…”

Mas o jornal popularizava a noticia e não privilegiava apenas as autoridades com seus registros sociais.Em ANIVERSÁRIOS, se escrevia: “ FAZEM ANNOS HOJE: o nosso talentoso colaborador e dedicado amigo Alcibíades Silva, zeloso contador dos Correios desta Estado…e “ o inteligente menino João Dubeux Moreira, filho do nosso distincto amigo dr.Artur Moreira…”

Sem duvida que à época o jornal era indispensável aos lares paraibanos e não tinha concorrente à altura.Por essa razão, a prestação de serviços era ampla, geral e irrestrita tal qual a anistia de 64. Assim, o jornal avisava aos alunos do Lyceu que “Hoje, as 10 horas do dia serão chamados à prova oral de línguas os estudantes inscriptos para o curso de Pharmacia” (07.03.1911). Por outro lado, pelas nossas páginas, saber-se-ía quais os membros da nossa briosa Policia estariam de serviço:”Serviço de hoje:Ronda à Guarnição-Alferes Elysio.Official de dia no Batalhão-Tenente Ladislau.Auxiliar de Official de Ronda-1º Sargento Francelino.Inferior do dia-2º Sargento Enéas.Comandante da Guarda da Cadeia-3º sargento Juvino”.

Os serviços religiosos eram anunciados regularmente. No dia 18.02.1911, a Santa Casa avisou que “ realizar-se-á amanhã as 7 da tarde, a bênção da imagem de Sant´Anna, que será collocada em um dos  nichos do altar mor da Egreja da Santa Casa. A mesa administrativa convida os irmãos para comparecerem a esta solenidade.Haverá após a bênção da imagem, ladainha e benção do S.S. Sacramento com a assistência do preclaro Snr.Bispo,Ex.mo D,Adaucto” .Por outro lado, os eventos que comprometiam os adversários da nossa “religião oficial”, também não eram esquecidos.Assim se publicou:” Depois de commungarem na egreja lutherana Peterrhoff, Russia, 32 pessoas sentiram-se doentes.Descobrio-se depois que tinham ingerido Acido Sulpfurico e chlorato de potassa, em lugar de vinho.Todas ellas vieram a falecer.”

A proteção à saúde também era objeto de prestação de serviços. Foi transcrita noticia da Provincia do Recife, em 1º de janeiro de 1911 que anunciava: “ a acreditada pharmacia Modelo, dos srs.J.B.Guimaraes & Cia, sita a rua Barão de Victoria n.67, recebeu o afamado especifico contra syphilis, o “606” que está sendo vendido sob a denominação de  Salvarsan”.

Por fim, destaco mais uma vez Fernando Moura em resposta ao meu pedido de desculpa por incursionar na seara do “Jornal de Hontem:…” Quisera que pudéssemos ampliar preferências e pesquisas para que a história paraibana não ficasse restrita a privilegiados como nós, que podemos dispor do rico acervo da Velhinha para nosso deleite e esclarecimento”

Ontem, tive acesso a uma primeira proposta de digitalização do nosso arquivo de 118 anos, para disponibilização na rede mundial de computadores, a Net, para os íntimos.

RAMALHO LEITE

O texto é de inteira responsabilidade do assinante

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS


















INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia -
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627