PT confirma intervenção e Humberto Costa será candidato no Recife

Publicado em quarta-feira, junho 6, 2012 ·

O PT confirmou ontem a intervenção na disputa eleitoral pela Prefeitura do Recife e frustrou os planos do atual prefeito, João da Costa (PT), de tentar a reeleição.

Em reunião da sua Executiva Nacional realizada em São Paulo, o partido indicou o senador Humberto Costa (PT-PE) como pré-candidato. Ele obteve 12 dos 17 votos da comissão.

O encontro, que contou com a presença do ex-ministro José Dirceu, começou tumultuado, com João da Costa deixando a reunião logo em seu início.

“Antes de a reunião começar, fui informado de que a decisão seria pela intervenção, pela candidatura de Humberto. Achei desnecessário participar de um debate que tinha uma decisão tomada”, afirmou.

João da Costa venceu a primeira consulta interna realizada pelo partido no mês passado, mas o resultado não foi reconhecido pela legenda, que alegou irregularidades.

O partido convocou então uma nova consulta, com o objetivo de usar o intervalo entre os encontros para convencer os dois candidatos –João da Costa e o deputado licenciado Maurício Rands — a abrir mão da candidatura em favor do senador.

Gabo Morales/Folhapress
João da Costa durante reunião do PT em São Paulo
João da Costa durante reunião do PT em São Paulo

Rands atendeu o pedido da cúpula do PT, mas João da Costa resistia à orientação.

A segunda consulta, então, foi cancelada pela legenda. “Não é uma intervenção burocrática, mas é uma intervenção política”, afirmou André Vargas, secretário de Comunicação do PT.

Questionado se apoiaria a campanha de Humberto Costa, o prefeito desconversou e colocou em dúvida o interesse do senador em receber o seu apoio. “Não sei se ele quer meu apoio”, disse. “Talvez até vá dar prejuízo na eleição”, afirmou, lembrando ataques que sua gestão recebeu nos últimos dias.

Ontem, militantes que apoiam a pré-candidatura à reeleição do prefeito iniciaram uma vigília para aguardar a decisão da Executiva Nacional petista.

“Veja que inusitado, que coletividade, uma decisão sem ter havido votação? Isso é um novo estilo de reunião”, disse o deputado Fernando Ferro (PT-PE), um dos apoiadores da pré-campanha de João da Costa.

Em nota divulgada após o fim da reunião, o partido afirmou que a decisão foi necessária por terem sido frustradas as tentativas de “produzir a necessária unidade partidária para disputar e vencer as eleições no Recife”.

Leia abaixo a íntegra da nota:

“Em reunião realizada hoje, 5 de junho de 2012, em São Paulo, a Comissão Executiva Nacional do PT, debatendo a questão da candidatura na cidade do Recife (PE), resolve:

1 – Reafirmar a anulação da prévia do dia 20 de maio, em virtude de irregularidades cometidas e por ter sido realizada em desacordo com orientações do diretório nacional;

2 – formalizar o cancelamento da prévia convocada para o dia 3 de junho por terem sido frustrada as tentativas de, nesta nova oportunidade, produzir a necessária unidade partidária para disputar e vencer as eleições no Recife;

3 – Emitir publicamente sua opinião política, só externadas em sucessivas reuniões aos companheiros João da Costa e Maurício Rands, de que o processo político no Recife, por eles conduzidos, se esgotou, e de que um terceiro nome para encabeçar nossa chapa é um imperativo para a vitória;

4 – Indicar ao conjunto do partido no Recife e aos partidos da frente popular o companheiro senador Humberto Costa, como a pré-candidatura que reúne as melhores condições para liderar nossa campanha pela continuidade e aprofundamento das conquistas democráticas e populares acumuladas na administração do Recife nos últimos 12 anos;

5 – Responsabilizar o diretório do Recife para, em conjunto com o Diretório Nacional, conduzir o processo eleitoral na cidade.”

Folha

Comentários

Tags : , , , , , ,

REDES SOCIAIS











ARTICULISTAS
Ramalho Leite
Karlos Thotta
Padre Bosco





INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627