PT aprova novo estatuto e muda regra para realização de prévias que definirão candidatos

Publicado em domingo, setembro 4, 2011 ·

 

Congresso-nacional-do-ptO 4º Congresso do PT aprovou no sábado (3) o novo estatuto da legenda que restringe a realização de prévias para definir os candidatos que disputarão eleições. A partir de agora, os diretórios poderão, por votação superior a dois terços dos filiados, impedir a consulta às bases.

Além disso, não é mais permitida a consulta aos filiados para definir candidatos para vices nas chapas. Está mantida apenas para cargos de eleições majoritárias: presidente, governador, senador e prefeito. A nova regra foi aprovada por unanimidade.

“[A nova regra] impede que um filiado comum, que muitas vezes quer fazer um debate, pare o partido num processo de articulação. A prévia não será mais um direito do filiado, mas um direito da instância de optar por esse caminho para a escolha dos candidatos”, afirmou o secretário de Comunicação do PT, André Vargas.

Cotas e arrecadação
Foi aprovada ainda a reserva de uma cota de 50% dos cargos de direção para mulheres e de 20% para jovens e negros. As mudanças valerão para as próximas eleições internas. “Festejamos muito essas duas novidades que remodelam muito a formação do partido”, disse Vargas.

Além disso, o congresso aprovou uma regra que permite aos diretórios organizar eventos para arrecadar dinheiro que será usado no pagamento da taxa obrigatória de filiados. A contribuição dos filiados do PT sem cargos comissionados, eletivos ou de direção partidária é semestral.

Quem ocupa postos de direção do partido, cargos comissionados ou eletivos também contribui para a legenda de acordo com uma tabela que define uma taxa sobre a remuneração líquida que pode chegar a 20%. Outro mudança foi no tempo de mandato dos dirigentes partidários, que aumentou de 3 para 4 anos.

Fonte: G1

 

Focando a Notícia

 

 

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS













ARTICULISTAS
Ramalho Leite
Karlos Thotta
Padre Bosco







Focando a Notícia -
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627