PSDB nacional vai tentar acabar com o impasse entre Cícero e Cássio

Publicado em terça-feira, Maio 3, 2011 ·

ciceroxcassioA crise interna instalada no PSDB desde as últimas eleições parece estar em vias de chegar a uma definição. É que as duas lideranças em conflito – ex-governador Cássio Cunha Lima e o Senador Cícero Lucena – devem ser reunir com o presidente nacional do PSDB, Sérgio Guerra, ainda essa semana em Brasília, para discutir o rumos do partido.

Na pauta das discussões, a sucessão interna pelo controle da legenda na Paraíba deve ser o foco do encontro. O ex-governador Cássio Cunha Lima já deu inúmeras declarações de que pretende assumir a presidência do partido. Do outro lado, Cícero Lucena resiste na presidência estadual do PSDB.

Os últimos episódios envolvendo lideranças do partido no Estado demonstram cada vez mais que Cássio e Cícero estão em rota de colisão pela disputa do comando do PSDB e que a ruptura política entre eles é questão de tempo.

A saída do vice-governador Rômulo Gouveia do PSDB para o Partido Social Democrata (PSD) e a alegação de Cássio Cunha Lima de que não teria recebido nenhum convite para participar do primeiro evento nordestino do PSDB jovem na Paraíba, no último sábado (29), tendo conhecimento do evento através da rede social de Internet, Twitter, parecem ter sido o estopim para intervenção da presidência nacional do partido.

Durante o evento do PSDB Jovem, que aconteceu na Assembleia Legislativa, os dois parlamentares trocaram farpas, o que acendeu as especulações sobre um afastamento considerado por muito iminente.

Correlacionado a esse dois fatos, outros desentendimentos só reforçam a crise e a ruptura provavelmente inevitável. Ambos não escondem mais o afastamento ideológico e político desde que o ex-governador decidiu se aliar a Ricardo Coutinho (PSB), principal opositor de Cícero, nas eleições para o Governo do Estado.

O apoio de Cássio ao governador Ricardo Coutinho provocou um ruptura dentro do PSDB, com um grupo que permaneceu fiel a Cícero e outro que embarcou na nova aliança entre Cunha Lima e o governador eleito.

Do outro lado, com expectativa de lançar candidato próprio do PSDB nas eleições para a Prefeitura de João Pessoa, em 2012, o senador chegou a afirmar que uma parceria com o PMDB, que foi levantada nos últimos dias pelo deputado estadual Trocolli Júnior, seria muito bem vinda.

A aproximação de Cícero vai de encontro ao posicionamento de Cássio Cunha Lima, que descartou qualquer possibilidade de aliança com o PMDB do ex-governador José Maranhão, seu maior rival.

Além de criticar a suposta aliança para 2012, Cássio anda deixando claro por onde passa a sua insatisfação com os rumos do diretório estadual, comandado pelo senador Cícero Lucena.

O ex-governador defende que os atos da presidência sejam mais transparentes e que sejam realizadas eleições para todos os diretórios, a fim de que se acabe com as nomeações de comissões provisórias nos diretórios municipais.

PB Acontece com Jornal O Norte

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS











ARTICULISTAS
Ramalho Leite
Karlos Thotta
Padre Bosco





INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627