Projeto Rio Mamanguape inicia implantação de horta em creche de Lagoa Seca

Publicado em segunda-feira, setembro 17, 2012 ·

 

O Projeto Rio Mamanguape, patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental, iniciou na sexta-feira à tarde (14/09), a implantação de uma horta na Creche Municipal Alzira Coutinho, em Lagoa Seca (PB), distante 139 quilômetros de João Pessoa. A horta atenderá a demanda de projetos que foram elaborados pelos educadores da rede municipal de Lagoa Seca, capacitados pelo Projeto Rio Mamanguape em educação ambiental.

A horta da Creche Alzira Coutinho é uma das duas que o Projeto Rio Mamanguape implantará em unidades educacionais de Lagoa Seca. A segunda será na Escola Irmão Damião.

O início do trabalho de implantação da horta foi realizado pelos técnicos da Coopacne, Daniel Gregório e Zélia Araújo, com a participação de estagiários da Escola Agrícola Assis Chateaubriand, da UEPB, em Lagoa Seca. Numa primeira etapa, começou a ser montado o canteiro que servirá como sementeira. De lá, várias plantas serão transplantadas para outros canteiros após germinarem.

Segundo a professora da Creche, Uilza Feitosa Silva, a expectativa em relação a horta é dela gerar vários benefícios para a unidade, professores, servidores e alunos. Katianne Moura Rocha, também professora no local, diz que a horta trará benefícios diretos para as crianças como alimentação de qualidade e sem agrotóxicos e a possibilidade de acompanhamento de sua implantação, desenvolvimento e manutenção.

O processo pedagógico na horta de creche acontecerá com a participação de educandos e educadores na observação, no plantio de sementes, transplantio e regas. Na horta da escola de ensino fundamental Irmão Damião, onde os alunos estão no de nível I e II, a participação acontecerá de forma mais efetiva na implantação e manutenção.

A estimativa dos técnicos do Projeto Rio Mamanguape é que a implantação da horta utilize mais de 200 garrafas peti, que estão sendo trazidas pelos pais dos alunos, evitando que elas possam tornem-se lixo e poluam o meio ambiente.

Após a conclusão dos trabalhos na Creche Alzira Coutinho, os técnicos do Projeto Rio Mamanguape e os estagiários visitaram a Escola Irmão Damião e conheceram o espaço onde a horta será implantada no local.

Além da implantação das hortas, o Projeto Rio Mamanguape também está realizando a doação à Secretaria de Educação Municipal de Lagoa Seca de um kit necessário a instalação e manutenção que inclui: carro de mão, regadores infantis, ancinhos, enxada, enxadeco, pá, pá manual, ancinho manual, além de sementes.

 

 

Assessoria de Imprensa  para o Focando a Notícia

Comentários

Tags : , , , , , , , ,

REDES SOCIAIS











ARTICULISTAS
Ramalho Leite
Karlos Thotta
Padre Bosco





INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627