Projeto do vereador Bruno Farias prevê a obrigatoriedade de higienização dos óculos 3D

Publicado em terça-feira, agosto 30, 2011 ·


bruno fariasTramita nas Comissões da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) um projeto de lei, de autoria do vereador Bruno Farias (PPS), que obriga os cinemas da Capital e demais estabelecimentos que exibem filmes em ‘Terceira Dimensão’ (3D), a higienizarem os óculos disponibilizados aos expectadores.
De acordo com a matéria, após o processo de higienização, os óculos devem ser embalados individualmente em plástico estéril com fechamento à vácuo. A devolução dos óculos após a sessão isenta o espectador da cobrança de qualquer taxa pela sua utilização. A lei não se aplica aos óculos descartáveis.
Nos locais de distribuição dos óculos, deverá haver cartazes com o seguinte informe: “Óculos higienizados nos termos da Lei Municipal nº…”, com indicação do telefone e endereço dos órgãos de vigilância sanitária e de defesa do consumidor para reclamações em caso de irregularidade.
Para o parlamentar, a nova tecnologia 3D tem atraído um grande público para as salas de cinema. No entanto, a necessidade de utilização de óculos especiais compartilhados por diversos espectadores tem levado muitos usuários aos consultórios oftalmológicos devido a problemas de contágios.
“A falta de controle desse contágio pode levar a uma epidemia. Apesar disso, não há qualquer obrigatoriedade para higienização desses óculos. Para prevenir a proliferação dessas contaminações, se faz necessário a higienização desses óculos sem qualquer custo adicional para o consumidor”, justificou Bruno.
Tecnologia 3D
Imagens em 3D são imagens de duas dimensões elaboradas de forma a proporcionarem a ilusão de terem três dimensões. Normalmente, qualquer representação gráfica de objetos é apresentada em duas dimensões (2D-largura-altura). O auxílio de óculos especiais, que transmitem imagens diferentes para cada olho, faz com que o cérebro crie a ilusão de profundidade, dando maior semelhança com o objeto real. Filme em 3D é um filme no qual as imagens são codificadas de forma a dar ao expectador a ilusão de uma terceira dimensão especial.
A tecnologia 3-D digital também utiliza imagens para enganar sua visão. Porém, em vez de usar cores para filtrar as imagens em cada olho, a maioria dos sistemas utiliza a polarização. Lentes polarizadas filtram apenas ondas de luz que são alinhadas na mesma direção. Num par de óculos 3-D, cada lente é polarizada de forma diferente. Em alguns óculos, existe uma diferença de 90 graus na polarização. Outros utilizam diferentes alinhamentos de polarização circular.




Ana Aragão (Assessoria de Imprensa) para o Focando a Notícia

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS













ARTICULISTAS
Ramalho Leite
Karlos Thotta
Padre Bosco







Focando a Notícia -
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627