Projeto destina mais de meio milhão para micro e pequenas empresas paraibanas criarem identidade na web

Publicado em quarta-feira, julho 27, 2011 ·


‘Ponto Com’ disponibilizará até 50% de subsídio para criação de sites, sistemas de e-commerce e catálogos online

dominioUm projeto genuinamente paraibano estimulará micro e pequenas empresas do Estado a utilizar a internet como ferramenta para seus negócios. Criado pelo Sebrae Paraíba com o apoio do Governo do Estado, através da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, o Ponto Com disponibilizará R$ 700 mil de investimentos e até 50% de subsídios para criação de sites, sistemas de e-commerce e catálogos online.

O grande objetivo da empreitada é promover a inclusão das MPE paraibanas na Internet por meio de subsídios, integrando a necessidade dos usuários com os serviços ofertados pelas empresas desenvolvedoras de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) também da Paraíba. Dessa forma os benefícios circulam dentro do Estado promovendo uma mão dupla entre as empresas: as que procuram soluções de tecnologia e as que ofertam o produto.

“Estamos vivendo no Estado um cenário muito interessante para as MPE. Apoiá-las para a imersão no universo digital não poderia ficar para trás, já que pesquisas mostram que quem está lá consegue aumentar a produtividade em até 10%, além de mostrar taxas de crescimento até duas vezes maiores em relação àquelas que não possuem presença na web”, explicou Julio Rafael, superintendente do Sebrae na Paraíba .

Os serviços, que serão oferecidos por cerca de 30 empresas paraibanas de TIC, estão divididos em três pacotes. Os valores vão do mais básico, para a construção de websites, que é feito por R$ 600 e com o subsídio sairá por R$ 300, até os pacotes de catálogos digitais que custam R$ 800,00 e saem por R$ 400,00. Já os valores para a construção de sistemas de e-commerce serão disponibilizados sob consulta.

“Os preços dos serviços oferecidos pelas empresas ligadas ao projeto já estão abaixo do valor praticado no mercado e, com o incentivo institucional de 50%, eles se tornarão ainda mais atrativos”, comentou o secretário executivo da Indústria e Comércio, Marcos Procópio.

Os recursos da iniciativa serão oriundos de outro programa do Sebrae, o SebraeTec, que garante acesso à inovação para as micro e pequenas empresas de todo o país. O Ponto Com pretende facilitar a entrada no universo dos negócios via web para duas mil empresas da Paraíba somente no período de um ano. De acordo com Danyelle Raposo, gestora do Farol Digital, os beneficiados pelo projeto contarão ainda com auxílio de consultorias que capacitarão as MPE para que elas percebam a internet enquanto canal de negócios.

Presença na web

Mesmo com todos os resultados positivos que a presença das empresas na internet traz, segundo dados Ibope, em uma pesquisa elaborada com 3,7 mil empresas de todo o país, a disparidade apontada pelo estudo é que mesmo habitualmente utilizando a internet, apenas 45% das empresas pequenas tem website. Desse volume 52% das que tem esse ambiente apresentam catálogos e listas de preços, 27% fornecem suporte pós-venda e só 18% apresentam sistemas de carrinho ou reserva de compras com 10% disponibilizando pagamento online.

Outro dado interessante é que mais da metade das pequenas empresas já fazem pedidos pela internet (51%). Esse volume cresce quando passam a ser médias, 70% das empresas desse porte utilizam a web como canal de pedidos. Já do universo das grandes são 74% que utilizam os pedidos online.

Inscrições

Para quem deseja inscrever-se no programa Ponto Com basta acessar o endereço www.programapontocom.com.br. No site, o empreendedor poderá saber mais informações sobre o projeto, como valores detalhado dos pacotes e consultar a lista de fornecedores aptos a desempenhar os projetos. As empresas de TIC cadastradas também farão os esclarecimentos necessários sobre o procedimento para a retirada do subsídio, além da consultoria personalizada.

Érica Chianca para o Focando a Notícia

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