na Assembleia Legislativa

Projeto de Tião Gomes denomina de Deputado Simão Almeida o Núcleo de Educação para Jovens e Adultos do Ensino Médio, em JP

Publicado em terça-feira, Janeiro 11, 2022 ·

Nesta segunda-feira (10) o deputado estadual Tião Gomes apresentou na Assembleia Legislativa da Paraíba, um projeto de lei que denomina de Deputado Simão de Almeida Neto o Núcleo de Educação para Jovens e Adultos do Ensino Médio, situado no bairro Cidade Universitária, em João Pessoa. Simão, 77 anos, faleceu no dia 29 de dezembro em decorrência de complicações da covid-19.

Segundo o parlamentar, a iniciativa é uma homenagem ao engenheiro elétrico e político que quando jovem, defendia o direito dos estudantes e se posicionou contra a ditadura militar. Devido ao Ato Institucional nº 5, de 13 de dezembro de 1968, assinado pelo presidente Costa e Silva, milhares de estudantes tiveram suas matrículas suspensas temporariamente ou definitivamente. A penalidade para Simão foi a proibição definitiva de estudar na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) quando faltava um mês para colar grau no curso de engenharia elétrica.

“A partir dessa decisão de Costa e Silva, nosso amigo Simão Almeida teve que fugir das perseguições contra a sua vida e a de sua então esposa, Ana Rita de Castro Almeida, presa com oito meses de gravidez em fevereiro de 1969. Sua primeira filha, a hoje médica Emília Almeida, nasceu no Hospital do Exército na cidade de Recife. Simão Almeida partiu, então, para viver na clandestinidade, com sua esposa e filha, por longos onze anos até a anistia política de 1979, quando retornou à Paraíba no ano seguinte para assumir a sua cidadania e os seus direitos políticos suspensos por duas penalidades na esfera da justiça militar”, relembrou Tião Gomes.

Na Paraíba, desde a década de 80, Simão Almeida atuou no movimento sindical, como engenheiro e funcionário da Universidade Federal da Paraíba, dirigente do Partido Comunista do Brasil, na ilegalidade e quando foi legalizado em 1985, ocupante de cargos na administração pública municipal de João Pessoa e na administração pública estadual, ocupando o cargo de presidente da Junta Comercial do Estado da Paraíba (JUCEP) quando faleceu.

“Deixei por último para falar sobre o Simão Almeida que conheci como deputado estadual, quando assumimos nossos mandatos, em 1991, nesta Assembleia Legislativa da Paraíba. Tive o privilégio de assistir um dos maiores oradores que ocupou a tribuna deste parlamento nos últimos trinta anos. Ele sabia falar sobre todos os assuntos, aparteava os discursos dos colegas com elegância, concordando ou não com eles. Simão Almeida trazia para a Casa de Epitácio Pessoa a liderança que tinha nos movimentos sociais, a coragem de um comunista que enfrentou a ditadura militar, a sabedoria para manter a amizade com seus colegas de parlamento, a postura para ser respeitado pelos poderosos da Paraíba, quando ele defendia os direitos de um pobre canavieiro ou desabrigado. Testemunho, sem medo de errar, Simão foi um dos mais completos parlamentares que passaram nesses últimos 30 anos pela Assembleia Legislativa da Paraíba e essa homenagem é mais que justa”, concluiu Tião Gomes, vice-presidente do Legislativo Estadual.

 

portaldolitoralpb

 

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS











ARTICULISTAS
Ramalho Leite
Karlos Thotta
Padre Bosco







Focando a Notícia -
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br