Programa espera atender mais de 14 mil estudantes do ensino fundamental em 2014

Publicado em segunda-feira, setembro 8, 2014 ·

mais educaçãoO Programa Mais Educação/Educação Integral, realizado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) através da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), tem desenvolvido atividades complementares em 92 escolas da rede municipal de ensino. Destas unidades de ensino, 12 delas são em tempo integral, distribuídas nos bairros da capital paraibana, ampliando a jornada escolar para 7 horas diárias ou 35 horas semanais.

CURTA o FOCANDO A NOTÍCIA no Facebook

No total são 576 profissionais da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), entre orientadores e instrutores, que participam do Mais Educação, entre eles 116 professores comunitários e 460 monitores responsáveis pelas atividades oferecidas. A Rede Municipal de Ensino em 2014 tem a meta de atender 14.224 alunos, entre crianças e adolescentes, nos segmentos do ensino fundamental I e II.

As atividades esportivas e culturais oferecidas no Programa são divididas em dois macrocampos: esporte e lazer; e cultuar e arte. O primeiro macrocampo está subdividido em taekwondo, basquete, vôlei, futebol de salão, judô e esporte da própria escola, atletismo e múltiplas vivências esportivas. O segundo macrocampo está subdividido em banda, canto coral, capoeira, cineclube, danças, desenho, flauta doce, grafite, hip-hop, mosaico, percussão, pintura, teatro, iniciação musical de instrumentos de cordas e iniciação musical por meio de flauta doce.

O Programa Mais Educação surgiu em 2008, e há seis anos executa um trabalho muito importante para a melhoria do ensino na rede municipal. A novidade neste ano é a atividade de relação com o ‘Projeto de Vida’, uma atividade junto aos jovens de 15 a 17 anos que se encontram retidos no ensino fundamental.

Neste ‘Projeto de Vida’, o objetivo é construir propostas que propiciem a construção de projetos de vida, por meio de trabalhos integrados entre as diferentes áreas de conhecimento. Os projetos tem como objetivo principal orientar a criação de espaços para autoria, criação, protagonismo e autonomia dos estudantes.

Maria José de Souza, que é coordenadora do Mais Educação na escola Agostinho Fonseca Neto, no Conjunto Bela Vista, no bairro do Cristo, está participando do programa desde 2008. “Eu acho maravilhoso. Como educadora o Mais Educação foi uma resposta para nós que trabalhamos e moramos em comunidades de João Pessoa. O programa veio para suprir demandas carentes na vida das crianças e adolescentes. Há seis anos que participo deste trabalho, conseguimos tirar os meninos e meninas da rua. A aprendizagem e o comportamento melhoraram significativamente, porque outros professores que não fazem parte do Programa têm percebido essa melhora e comentam”, explicou a pedagoga.

O Ministério da Educação (MEC) e a Secretaria de Educação Básica (SEE) realizam o cadastramento e recadastramento das escolas do país, no site do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE Interativo), onde são apresentadas as propostas (oficinas e o quantitativo de vagas).


PMJP

Comentários

Tags : , , , , ,

REDES SOCIAIS


















INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627