Programa do Artesanato Brasileiro vai selecionar peças para evento da Unesco

Publicado em segunda-feira, Maio 21, 2012 ·

O Programa do Artesanato Brasileiro, ligado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic), vai selecionar peças para representar o País na 3ª edição do Reconhecimento de Excelência para produtos artesanais do Mercosul +. O evento será realizado em Montevidéu (Uruguai), de 30 de julho a 2 de agosto, no marco da celebração dos 50 anos do Conselho Mundial do Artesanato na América Latina.

O edital para a seleção de peças que irão representar o artesanato brasileiro foi publicado, na quinta-feira (17), no Diário Oficial da União. O Comitê de Seleção Nacional irá escolher 30 peças, em função dos critérios de excelência, autenticidade, ecologia e comercialização. Podem participar artesãos individuais ou núcleos, associações e cooperativas. Cada inscrito poderá submeter duas peças de artesanato à apreciação do conselho.

Para se inscrever é necessário enviar, até o dia 15 de junho, o formulário de inscrição preenchido, acompanhado de duas fotos de cada peça e duas fotos das etapas de produção principal. Só serão aceitas inscrições pelo correio. O edital traz mais detalhes sobre inscrição, seleção e participação no processo de seleção.

Reconhecimento

O Reconhecimento de Excelência da Unesco para os produtos artesanais do Mercosul + foi criado no período de 2007 a 2008 em colaboração com os organismos competentes em artesanato da Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai.

O “Reconhecimento” tem o objetivo de incentivar os artesãos na criação de produtos por meio de habilidades, design e temas nacionais de modo inovador, assegurando a continuidade e sustentabilidade das tradições culturais. É um instrumento de promoção que avalia a qualidade e autenticidade dos produtos, bem como a promoção internacional dos agraciados com o reconhecimento.

Para a sua realização, os comitês nacionais realizam a seleção de peças em seus países, de acordo com o edital de convocação do evento, e, em uma etapa seguinte, as peças selecionadas são encaminhadas para o evento de “Reconhecimento”, que é realizado em um dos países concorrentes – em 2012 no Uruguai -, onde é realizada a seleção e outorga de reconhecimento por jurados indicados pela Unesco.

Portal Brasil

Comentários

Tags : , , , , ,

REDES SOCIAIS




















Focando a Notícia -
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627