Programa abre perspectivas de bolsas de estudo no exterior

Publicado em sábado, Abril 21, 2012 ·

Estudar no exterior é o sonho de vários jovens universitários brasileiros. Conhecer novas culturas, melhorar o currículo e abrir novos horizontes profissionais e pessoais são as motivações desses estudantes. O Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), oferece a possibilidade de graduação na modalidade sanduíche em universidades portuguesas para estudantes de licenciatura em química, física, matemática, biologia, português, artes e educação física.

Para o estudante de biologia Douglas Ferreira, o período de estudos fora do Brasil proporciona o conhecimento de diferentes formas de ensinar, de trabalhar e de aprender. Douglas participa do PLI pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e, em Portugal, frequenta a Universidade de Coimbra.

Douglas, que pretende trabalhar como professor quando voltar ao Brasil, destaca o papel de multiplicar que o programa oferece e as experiências que os bolsistas adquirem no exterior. “O amadurecimento adquirido quando saímos da nossa zona de conforto nos leva a conhecer outras formas de ensinar, de transmitir o conhecimento obtido. Cá, temos contatos com experiências e disciplinas que não teríamos no Brasil”, explica Ferreira.

Os candidatos a bolsas deverão ter cursado todo o ensino médio e pelo menos dois anos do ensino fundamental em escolas públicas brasileiras ou ter cursado parte do ensino médio em escolas privadas na condição de bolsista integral, em função de baixa renda familiar.
As instituições interessadas em participar do programa podem apresentar as propostas até 30 de abril. Confira o edital na página da Capes na internet.


MEC, com Diego Rocha

Comentários

Tags : , , , ,

REDES SOCIAIS




















Focando a Notícia -
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627