Professora da UFPB/Bananeiras presta esclarecimento à comunidade acadêmica

Publicado em segunda-feira, setembro 24, 2012 ·

 

A professora Terezinha Domiciano Dantas Martins, do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias – CCHSA (Departamento de Agropecuária) da UFPB – Campus III/Bananeiras, partilhou nota com a comunidade acadêmica intitulada “Fim da greve, não da luta”.

Confira:

ADUFPB- BANANEIRAS

Fim da greve, não da luta!

Nota de esclarecimento à comunidade acadêmica da UFPB

Após quatro meses em greve (17/05 a 17/09), professores e professoras da UFPB retornam às aulas com um sentimento misto de força e indignação.

Saímos fortalecidos desta greve porque construímos uma das greves mais mobilizadas da história do nosso país, conseguindo unificar o combate dentro do movimento docente. Foram muitos atos públicos em que saímos às ruas para protestar em nome da educação pública e dialogar com a sociedade em geral sobre a nossa pauta de reivindicações. Nessa caminhada, contamos com o apoio dos estudantes e dos funcionários da nossa instituição, pelo que estamos enormemente gratos. Muitas das ações de mobilização foram planejadas em conjunto com o Sindicato dos Trabalhadores em Ensino Superior da Paraíba (SINTESP) e com vários grupos estudantis da UFPB; e pudemos contar ainda com o apoio de outros segmentos e categorias em greve, como os professores e funcionários do IFPB.

Por outro lado, estamos indignados com a forma pela qual fomos tratados pelo Governo Federal, porque o diálogo nos foi negado e as nossas reivindicações centrais, como melhoria nas condições de trabalho e reestruturação da carreira docente, não foram atendidas. Queremos uma carreira que organize a nossa vida acadêmica com base em critérios que levem em conta a nossa qualificação e o tempo que dedicamos à educação pública nas atividades de ensino, pesquisa e extensão. No entanto, o Governo nos apresentou uma proposta que divide a nossa categoria, desestruturando a nossa carreira em nome de um projeto de universidade inserido na lógica do produtivismo. Como se não bastasse, o Governo referendou tal proposta a partir de um simulacro de acordo assinado por uma entidade que não nos representa – o PROIFES. Quanto às nossas condições de trabalho, cada vez mais precárias por conta de uma expansão do ensino público superior que não veio acompanhada da estrutura necessária ao seu bom funcionamento, o Governo sequer se pronunciou.

Saímos desta greve, portanto, fortalecidos e preparados para continuar lutando! Para tanto, convidamos toda a comunidade universitária para participar do Ato público de encerramento da Greve na UFPB, a realizar-se no dia 17 de setembro a partir de 9h00 na sede da ADUFPB. Convidamos também a que se incorporem à Comissão de Mobilização, que tem como tarefa acompanhar o PL 4368/12 e reorganizar o fórum em defesa da UFPB.

Profª. Drª.Terezinha Domiciano Dantas Martins

Universidade Federal da Paraíba

CCHSA – Departamento de Agropecuária

Redação/Focando a Notícia

Comentários

Tags : , , , , ,

REDES SOCIAIS











ARTICULISTAS
Ramalho Leite
Karlos Thotta
Padre Bosco





INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627