Problemas cardíacos em mulheres preocupam cardiologistas

Publicado em segunda-feira, setembro 29, 2014 ·

ataque-cardiaco

Os cardiologistas estão preocupados com o aumento do número de casos de infarto, principalmente em mulheres. As doenças cardiovasculares são as que mais matam no Brasil. Nessa segunda-feira (29), Dia Mundial do Coração, profissionais do HCor fizeram um check-up nos moradores de São Paulo.

O stress é um fator de risco, mas não é o único para os problemas do coração. O cigarro, o diabetes, a pressão alta e o fato de não praticar esportes também influenciam. O auditor Eduardo Sousa aproveitou a campanha do Dia do Coração para saber se a taxa de colesterol está dentro dos níveis recomendados, que é de 200. “Eu já tô fazendo um acompanhamento com médico. Na verdade, eu vim mais para saber se abaixou dos 300 e ainda não baixou”, conta.

CURTA o FOCANDO A NOTÍCIA no Facebook

Quem já tem problemas na família precisa ficar mais atento. A partir dos 30 anos, tanto homens quanto mulheres devem passar por um check-up para ver se o coração está em dia.

Há 30, 40 anos, as doenças do coração eram basicamente masculinas. Era raro encontrar uma mulher com problemas cardíacos, a relação era de dez homens para cada mulher. Hoje é de 10 homens para cada três mulheres.

“As mulheres trabalhando tanto quanto, cuidando de família, estudando. Elas têm uma jornada dupla, muitas vezes tripla. Ela acaba adquirindo maus hábitos, comendo mal, ganhando peso, se tornando sedentária e, com isso, vai agregando os fatores de riscos para doença cardiovascular”, explica o cardiologista do HCor, Cesar Jardim.

A universitária Aline Miquelino tem 21 anos e é bem magrinha. Olhando, ninguém diria que a moça tem colesterol alto. Durante o check-up, ela levou um puxão de orelha dos médicos. Agora, vai ter que fazer algum exercício físico e comer melhor. “É que eu trabalho e estudo, mas vou tentar conciliar e ter uma alimentação mais saudável”, diz.

Globo.com

Comentários

Tags : , , , ,

REDES SOCIAIS













ARTICULISTAS
Ramalho Leite
Karlos Thotta
Padre Bosco







Focando a Notícia -
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627