Previsto na Constituição Estadual de 1989 e mesmo assim considerado inconstitucional pela Assembléia Legislativa no passado, o Conselho de Comunicação Social do estado da Bahia, saiu do papel. Em solenidade realizada na terça-feira (10) no auditório do Ministério Público da Bahia, o governador Jaques Wagner deu posse a 27 conselheiros e seus respectivos suplentes, representantes do governo, setor empresarial e movimentos populares.
Em seu discurso, o chefe do executivo baiano salientou o fato do pioneirismo do Conselho, o primeiro do gênero instalado no país e a sua expectativa de que o mesmo venha implementar ações que ampliem o alcance das políticas públicas de comunicação.
Já o secretário de Comunicação Social do Estado da Bahia, Robison Almeida, destacou a composição do Conselho, por representantes com pontos de vista e interesses as vezes antagônicos, mas com um mesmo propósito de democratizar a comunicação. O secretário disse que entre as primeiras medidas para debate “estão as ações de fortalecimento do mercado regional de comunicação e também ampliarmos a discussão sobre a presença da informação em todo o estado da Bahia com o fortalecimento dos veículos regionais, comunitários, alternativos e a mídia digital”.
O objetivo é que as informações produzidas em cada cidade tenham a força de chegar ao seu público direto e específico no interior do estado.
Conheça os representantes do Conselho:
Representantes titulares:
– Entidade profissional de classe: Associação Baiana de Imprensa
– Universidades públicas com atuação no estado da Bahia: Faculdade de Comunicação-UFBA
– Segmento de televisão aberta e por assinatura comercial: TV Aratu
– Representante titular do segmento de radio comercial: Grupo Tucano de Comunicação Ltda
– Empresas de jornais e revistas: Empresa Editora A Tarde S.A
– Agências de publicidade: Rocha Propaganda e Marketing LTDA
– Empresas de telecomunicação: SINDITELEBRASIL
– Empresas de mídia exterior: Sindicato das Empresas de Publicidade Exterior do Estado da Bahia/SEPEX – URANUS 2
– Produtoras de audiovisual ou serviços de comunicação: RX 30 Produtora Ltda
– Movimento de radiodifusão comunitária: Radio Comunitária Santa Luz Ltda
– Entidades de classe dos trabalhadores do segmento de comunicação social: SINJORBA
– Veículos comunitários ou alternativos: Associação Vermelho
– Organizações Não-Governamentais ou entidades sociais vinculadas à comunicação: Foram eleitas três entidades: Cipó Comunicação Interativa, Intervozes Coletivo Brasil de Comunicação Social e Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé
– Movimentos sociais de comunicação: Associação Renascer Mulher
Representante de entidades de movimentos sociais-organizados: Foram eleitas três entidades: União Brasileira da Mulher, Central dos Trabalhadores do Brasil–CTB, e o SINTERP
– Entidades de jornalismo digital: A S2R Comunicação Ltda– Bahia Notícias
Representantes suplentes:
– Entidade profissional de classe: OAB–Seção Bahia.
– Universidades públicas com atuação no Estado da Bahia: Universidade do Estado da Bahia-UNEB.
– Segmento de televisão aberta e por assinatura comercial: TV Itabuna.
– Segmento de rádio comercial: Tudo FM Ltda.
– Empresas de jornais e revistas: Jornal Folha do Estado.
– Agências de publicidade: CCA Comunicação Propaganda.
– Empresas de telecomunicação: SINDTELEBRASIL.
– Empresas de mídia exterior: Central de Outdoor.
– Produtoras de audiovisual ou serviços de comunicação: Malagueta Cinema e Vídeo.
– Movimento de radiodifusão comunitária: Abraço.
– Entidades de classe dos trabalhadores do segmento de comunicação social: SINTTEL.
– Veículos comunitários ou alternativos: Instituto Cultural Nego D’Água.
– Organizações Não-Governamentais ou entidades sociais vinculadas à comunicação: UNEGRO, IDESAB e a ARCCA.
– Movimentos sociais de comunicação: FNDC.
– Entidades de movimentos sociais organizados: CUT, UJS e FETAG-BA.
– Entidades de jornalismo digital: Notícias do Sertão
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