PRF alerta: em 40 horas de chuva, 16 veículos saem da pista nas rodovias paraibanas

Publicado em quarta-feira, julho 13, 2011 ·

130207218A Polícia Rodoviária Federal vem registrando nas ultimas 40 horas diante do tempo chuvoso em todo estado da Paraíba, 33 acidentes com sete pessoas feridas. Dois dos feridos sofreram lesões graves.

Dos 33 acidentes, 16 ocorrências foi de veículos que saíram da pista, em decorrência de velocidade incompatível em trânsito no asfalto molhado.

Uma vez que a pista se encontra molhada devido a chuva, os condutores de veículos devem redobrar sua atenção, dirigir com velocidade moderada e aumentar mais ainda a distância do veículo que segue a sua frente.

São medidas preventivas para evitar acidentes, principalmente com o tempo chuvoso, onde além de diminuir a visibilidade, o pavimento fica escorregadio.

Como dirigir na chuva

Antes de pegar a estrada, verifique as condições dos pneus, faróis, lanternas e limpadores de parabrisas.

Assim que começar a chover, você deve desacelerar com calma o veículo, mantendo uma distância do carro a sua frente equivalente ao tamanho de três automóveis e acender o farol baixo.

Redobre os cuidados com os pedestres. Quando a chuva começa, sempre ocorre aquela típica correria a procura de abrigo. Procure não fazer manobras nem freadas bruscas, pois o risco de derrapagem é grande.

Acenda o farol baixo. Isso vai melhorar um pouco sua visão e quem está atrás terá uma boa visibilidade do seu veículo devido às luzes vermelhas da lanterna traseira.

Quando os vidros derem os primeiros sinais de que irão embaçar, passe um pano limpo. Jamais use as mãos, pois a gordura natural da pele só irá prejudicar a situação. Procure deixar os vidros laterais um pouco abertos para criar uma circulação de ar e ligue o ventilador interno ou o ar-condicionado. Lembre-se: você deve esfriar o carro por dentro para desembaçar os vidros.

Caso os vidros já estejam todos embaçados, faça o inverso. Ligue o ar quente, ele irá evaporar as minúsculas partículas de água que deixam o vidro embaçado Faça bom uso dos espelhos retrovisores de seu veículo para poder “monitorar” possíveis erros dos outros

Se você sentir o veículo está “dançando” um pouco na pista (como se estivesse boiando), quer dizer que ele está aquaplanando. Neste caso, diminua a velocidade, pois o veículo ganhará peso e voltará a tocar os pneus no pavimento

Se você sentir que seu veículo não está respondendo bem aos seus comandos ou você sente-se inseguro com a situação, pare fora da pista e procure um local seguro para estacionar, que não seja debaixo de árvores ou fiação elétrica. Aguarde até o tempo melhorar

Cuidado com as poças d’água, elas podem esconder algum buraco.

Evite de viajar a noite. Com chuva, a visibilidade diminui consideradamente.

Lembre-se que o cuidado tem que ser redobrado, afinal, as condições na chuva são perigosas e traiçoeiras.






FONTE: Assessoria PRF
Focando a Notícia

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS




















Focando a Notícia -
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627