PREOCUPANTE: Cidade do interior da Paraíba enfrenta surto de diarréia e ameaça de epidemia de dengue

Publicado em sábado, abril 27, 2013 ·

denA população do pequeno município de Vista Serrana, no Sertão paraibano, enfrenta um surto de diarréia e ainda corre o risco de uma epidemia de dengue nos próximos dias. A Secretaria Municipal de Saúde registrou, somente nesta sexta-feira, 85 casos de diarréia e encontrou, em média, cinco larvas do mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue, por residência, número bem próximo do índice predial de 5,7 que carracteriza uma possível epidemia.

A baixa qualidade da água consumida pela grande maioria da população seria a causa dessa alta incidência de diarréia. A cidade é abastecida pelo Rio Piranhas, por poços artesianos e cisternas construídos, principalmente, na zona rural. Segundo o secretário municipal de Saúde, Wedson de Araujo Farias, nos três casos a água está contaminada por coliformes fecais e imprópria para o consumo humano.

“O que ocorre é que a população consome a água sem tratamento, mesmo recebendo gratuitamente o hipoclorito (substância para tratamento da água). Isso acaba comprometendo a qualidade da água e a saúde da população”, explicou Farias.

O secretário acredita que somente o tratamento adequado (no caso da água do rio) e uma ampla campanha de conscientização (no caso das cisternas e poços) poderia mudar esses índices, afastando a hipótese de epidemia. A situação se agrava porque as chuvas continuam caindo com frequencia na região.

“Todas as atividades preventivas foram tomadas pela secretaria, mas a população continua insistindo no erro de não seguir as normas indicadas para quebrar o ciclo de reprodução do mosquito. Com isso, as larvas continuam se proliferando sem controle”, concluiu Farias.

Blog do Vanderlan Farias 

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS











ARTICULISTAS
Ramalho Leite
Karlos Thotta
Padre Bosco





INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627