As prefeituras dos 223 municípios da Paraíba gastaram R$ 518.479 milhões de janeiro a agosto de 2014 com servidores codificados, segundo o conselheiro e presidente do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) em exercício, Arnóbio Viana. Só a Secretaria de Estado da Saúde investiu R$ 14,087 milhões com o custeio de pessoal sem vinculação empregatícia com o serviço público legal, de acordo com os dados. O conselheiro reforçou que apesar do volume de recursos ser alto, o órgão não tem o controle necessário destes gastos.
Arnóbio Viana se reuniu na manhã desta quinta-feira (23) com representação da Superintendência do Banco do Brasil para discutir a viabilidade de as prefeituras e governo do Estado abrirem uma conta exclusiva para receber os recursos destinados ao pagamento dos codificados. Na ocasião, Arnóbio explicou que houve este ano um acréscimo de servidores codificados e prestadores de serviço nas folhas de pessoal, situação que ele trata como consequência do período eleitoral.
CURTA o FOCANDO A NOTÍCIA no Facebook
O TCE-PB editou uma resolução que obriga os municípios e governo do Estado a criarem contas específicas vinculadas ao Banco do Brasil exclusivamente para o repasse dos recursos destinados ao pagamento dos codificados, o que deve permitir um maior controle destas despesas. A resolução deve ser apreciada durante reunião do Pleno do TCE-PB e, após ser publicada, os poderes executivos municipais e estadual terão até 60 dias para adequação à medida.
G1
Comentários