Prefeitura de Sapé fecha terreiro de umbanda

Publicado em segunda-feira, Maio 16, 2011 ·

tn_620_600_umbanda_oferendas_as_entidades_caderno_g_20-09O vice-prefeito de Sapé, Melcíades Brito, é espírita kardecista. Perto de sua casa funciona o Terreiro de Umbanda Sete Flechas, do Pai Ivanildo. Incomodado com o barulho do terreiro, Melcíades procurou o Ministério Público para se queixar. Sandra Regina Paulo Neto, Promotora da Comarca, mandou saber da Prefeitura se o terreiro tinha alvará de funcionamento. Como não havia essa licença, foi prontamente providenciada a suspensão das atividades do Terreiro de Umbanda Sete Flechas.

Muita gente acusa o vice-prefeito Melcíades de perseguição religiosa e racismo, além de truculência no trato com religiões freqüentadas por pessoas mais simples da comunidade. Alguns duvidam que o Melcíades assim procederia se fosse com relação ao som emitido pelos alto-falantes da Igreja Católica.

Melcíades ainda ressaltou que o terreiro não tinha CNPJ, Alvará ou qualquer licença para exercer atividade religiosa, por isso o terreiro teve suas atividades suspensas. “A prefeitura atendeu ao Ministério Público e suspendeu as atividades do terreiro clandestino, e mesmo se tivesse tudo regularizado, os integrantes dos cultos religiosos ainda teriam que respeitar a Lei do Silêncio, que impede qualquer pessoa ou entidade de fazer barulho altas horas da noite”, disse ele.

SERÁ INTOLERÂNCIA RELIGIOSA???

Pessoal, por incrível que pareça, ocorre neste momento um ato absurdo na cidade de Sapé/PB… O prefeito da cidade resolveu, a partir de solicitações do vice-prefeito, impedir o funcionamento de um terreiro naquela cidade. Segundo nos consta, o terreiro se encontra num Loteamento cujo nome é CIDADE CRISTÃ … Pensem o que já nos conota… Precisamos nos mobilizar para que fatos desta natureza não continuem a ocorrer, pois devemos lembrar à sociedade, e, também, aos governantes que o nosso País dá o direito de livre exercício às religiões, sejam elas quais forem, sem distinção.

MAS, O MAIS INTERESSANTE… A INTERDIÇÃO DEFINITIVA DEVERÁ OCORRER NO PRÓXIMO DIA 13 DE MAIO, DIA QUE MARCA A ABOLIÇÃO DA ESCRAVIDÃO NO PAÍS. E, ESTE EPISÓDIO OCORRE CONTRA UM TEMPLO DE RELIGIÃO AFRO-BRASILEIRA… CÔMICO, NÃO?!!!

SEGUE EM ANEXO OS DOCUMENTOS QUE TRATAM DO ASSUNTO EM QUESTÃO.

A CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA GARANTE IGUALDADE ENTRE AS PESSOAS E O DIREITO A LIBERDADE DE EXPRESSÃO E RELIGIOSA…

Artigo 5º da Constituição Federal
Art. 5º. Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza…

VI – é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias;

VIII – ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica…

SERÁ QUE SAPÉ NÃO FAZ PARTE DO BRASIL? … E/OU A NOSSA CARTA MAGNA NÃO CHEGOU ATÉ LÁ? OU SERÁ, AINDA, QUE OS GOVERNANTES DAQUELA CIDADE NÃO SE ATUALIZARAM?
BEM QUE JÁ TEMOS VINTE E QUATRO ANOS DA NOVA CONSTITUIÇÃO


SERÁ INTOLERÂNCIA RELIGIOSA???

O ESTATUTO DA IGUALDADE RACIAL CONFIRMA O RECONHECIMENTO DAS COMUNIDADES TRADICIONAIS E DE TERREIROS COMO PRESERVADORES DA CULTURA RELIGIOSA DO POVO AFRO-BRASILEIRO… LOGO, TERREIRO FECHADO É IGUAL A DESTRUIÇÃO DA MEMÓRIA E TRADIÇÃO DA REFERIDA CULTURA RELIGIOSA!

SEM DELONGAS, SOLICITO QUE DENTRO DO POSSÍVEL ENVIEM ESTA MENSSAGEM À TODAS E TODOS QUE VOCÊS TIVEREM CONTATOS, MOVIMENTOS SOCIAIS, PODERES PÚBLICOS, JORNALISTAS, PESSOAS DE AXÉ OU NÃO… VAMOS NOS MOBILIZAR!
AXEZÃO!
PAICARLOS
FICAB/PB
83-88804622

Edglês Silva para o Focando a Notícia

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS











ARTICULISTAS
Ramalho Leite
Karlos Thotta
Padre Bosco





INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627