Prefeito de João Pessoa vence etapa estadual do VII Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor

Publicado em sexta-feira, Maio 11, 2012 ·

 

Gestores de Pombal e Bananeiras também são reconhecidos e premiados em destaques temáticos. Seis finalistas recebem Selo Prefeito Empreendedor

Com o programa Empreender-JP, o prefeito de João Pessoa, Luciano Agra, foi o vencedor da etapa estadual do VII Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, com o Melhor Projeto de desenvolvimento de políticas públicas voltadas para os pequenos negócios na Paraíba. Também foram premiados três destaques temáticos: Yasnaia Pollyana Feitosa (Pombal), na categoria Promoção do Desenvolvimento Rural; Marta Ramalho (Bananeiras), na categoria planejamento e gestão pública para o desenvolvimento sustentável; e novamente Luciano Agra (João Pessoa), na categoria Crédito e Capitalização.

A cerimônia de divulgação e entrega dos prêmios aconteceu na quinta-feira (10), em João Pessoa, e contou com a presença de diversos prefeitos e autoridades. Os seis prefeitos finalistas do prêmio (Solânea, Queimadas, João Pessoa, Bananeiras, Cabaceiras e Pombal) também foram agraciados com o “Selo Prefeito Empreendedor”. Durante a solenidade, o superintendente do Sebrae Paraíba, Júlio Rafael, parabenizou os gestores que investem no empreendedorismo e, especialmente, os 106 municípios paraibanos que já aprovaram a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.

“Essa Lei, que incentiva e desburocratiza o dia a dia da empresa, é uma verdadeira revolução no nosso país. Tenho grande apreço pelos gestores públicos que aprovaram a lei. Hoje vamos premiar os prefeitos que colocaram em prática os melhores projetos que incentivam o empreendedorismo”, ressaltou Júlio Rafael.

O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae, Mário Borba, destacou que, para incentivar o empreendedorismo, é preciso políticas públicas sustentáveis e permanentes. A gestora de Políticas Públicas do Sebrae, Bera Wilson, a proposta da premiação é fazer com que prefeitos de todas as regiões do país conheçam e apliquem em seus municípios ações eficientes e com resultados consolidados.

No dia 15 de maio, haverá a etapa nacional do prêmio em Brasília. Concorrerão ao prêmio nacional 50 projetos selecionados entre os 144 que venceram a fase estadual. Os vencedores receberão certificado, troféu e uma viagem internacional para conhecer experiências de sucesso no apoio às micro e pequenas empresas. Os projetos que obtiverem 50% ou mais na pontuação receberão o Selo Prefeito Empreendedor – Finalista Nacional.

Empreender JP: micro crédito orientado para quase 20 mil pessoas

Em quase sete anos, o programa Empreender JP investiu mais de R$ 45,2 milhões em empréstimo a micro e pequenos empreendedores por meio de 19,2 mil contratos. O Fundo Empreender já capitalizou, até hoje, R$ 48,7 milhões em recursos. O programa já rendeu a João Pessoa o prêmio Prefeito Empreendedor em 2006. Hoje, o projeto é reconhecido pelo Sebrae nacional como referência para todo o País.

Após receber o prêmio deste ano, o prefeito Luciano Agra, destacou que este era mais um reconhecimento do trabalho do poder público para melhorar as condições de vida da população. “A saga do empreendedorismo está avançando em nosso país, estado e município. Atuando na base da economia local estamos contribuindo par ao crescimento regional e nacional”, disse o prefeito de João Pessoa.

Ele também acrescentou que o Empreender JP irá completar sete anos em julho e é referência nacional. “O micro crédito tem papel importantíssimo para geral renda para a população de um município. Precisamos dessa sustentabilidade permanente para manter o crescimento”, completou Agra, que também venceu na categoria Crédito e Capitalização.

Destaques temáticos

            Além de João Pessoa, que venceu com o melhor projeto e na categoria Crédito e Capitalização, mais duas prefeituras paraibanas foram premiadas nos destaques temáticos. Pombal, na categoria Promoção do Desenvolvimento Rural, e Bananeiras, na categoria planejamento e gestão pública para o desenvolvimento sustentável.

            A prefeita de Bananeiras Marta Ramalho foi representada na solenidade pelo seu vice-prefeito, Douglas Lucena. A cidade foi premiada por trabalhar pelo fortalecimento do turismo e do setor imobiliário, com projetos voltados para a piscicultura, comércio e turismo.

            Já o município de Pombal foi premiado pelo projeto Granjinha, que estimula os agricultores a gerarem renda, através da avicultura. A prefeita Pollyana Feitosa foi representada na solenidade pela procuradora do município, Júlia Márcia, que destacou que o prêmio consagra o projeto que tem apoiado o homem do campo. “A prefeitura, além de incentivar a produção, irá apoiar a comercialização dos produtos dos agricultoras, incentivando a formalização de seus negócios, através da criação de uma cooperativa”, completou Júlia Márcia.

Histórico da PB no prêmio

Nas últimas edições do Prêmio, a Paraíba conseguiu destaque nacional com os municípios de Cabaceiras, Pilões e João Pessoa. O município de Cabaceiras, em 2003, se destacou na área de caprinocultura e turismo e o então prefeito, Arnaldo Júnior, venceu o prêmio pela região Nordeste. O aproveitamento das vocações locais para a geração de emprego e renda foi a estratégia utilizada pelo prefeito para reverter os problemas enfrentados pelo município.

Na edição de 2006, receberam o prêmio na seletiva estadual o projeto de floricultura da cidade de Pilões e o projeto de microcrédito Empreender-JP, de João Pessoa. Com o apoio à floricultura como atividade pioneira na Paraíba e fonte de desenvolvimento para 22 famílias, o então prefeito de Pilões, Iremar Flor de Souza, colocou o seu município em destaque e foi agraciado com o prêmio estadual. João Pessoa também representou a Paraíba na edição anterior, concorrendo na categoria “grandes cidades”.

Assessoria de Imprensa para o Focando a Notícia

Comentários

Tags : , , , , , , ,

REDES SOCIAIS




















Focando a Notícia -
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627