Preço do etanol deverá cair no início deste mês, diz Sindialcool

Publicado em quarta-feira, maio 4, 2011 ·

etnanolCom a chegada do etanol da Região Centro-Oeste, o preço do combustível começará a cair na Paraíba até o final de maio, revelou na terça-feira (3) o presidente executivo do Sindicato das Indústrias de Fabricação de Álcool da Paraíba (Sindialcool-PB), Edmundo Barbosa, que descarta possibilidade de desabastecimento do combustível nos postos. “Estamos em plena entressafra, mas temos a expectativa que com a chegada do combustível do Centro-Oeste haverá redução de preço para as distribuidoras entre os meses de maio e junho no Estado”, reiterou. Já as usinas da Paraíba começam a moagem da cana-de-açúcar em julho.
O presidente do Sindialcool-PB criticou a postura de postos e distribuidoras. “O discurso de desabastecimento já vencido era mais por questões de inadimplência de postos com as distribuidoras que por falta de produtos. Como o combustível é vendido à vista pela distribuidora, muitos postos estão descapitalizados”, declarou.
Segundo Barbosa, mesmo com elevação do preço do combustível nos últimos meses em todo país, a Paraíba mantém o menor preço do combustível derivado de cana-de-açúcar. “O último levantamento da ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás e Bicombustíveis) mostra que o menor do etanol foi registrado no Estado. O preço médio do litro custa R$ 2,12”, revelou. Já no Distrito Federal, registra o litro do etanol mais caro do país (R$ 2,65).
Barbosa diz que o setor vai cobrar do governo federal “tratamento igual aos combustíveis fósseis. Precisamos de garantias para que o setor tenha política de rentabilidade de longo prazo já que o mercado internacional, principalmente o americano não se abriu ao etanol brasileiro. A presidente Dilma Rousseff assinou medida provisória que dá status ao etanol de ‘combustível estratégico’. Queremos acreditar que essa alteração virá com ações”.

Jean Gregório
Do Jornal da Paraíba

Focando a Notícia

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS











ARTICULISTAS
Ramalho Leite
Karlos Thotta
Padre Bosco





INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627