Prazo para curso de formação de professores do campo prossegue até 19 de setembro

Publicado em quinta-feira, setembro 5, 2013 ·

Até 30 de agosto, 1.303 municípios de 26 estados da Federação aderiram ao programa, além das secretarias estaduais de educação do Acre, Goiás, Rondônia e Sergipe

 

Divulgação/ELNMais escolas para população indígena
  • Mais escolas para população indígena

Dados da coordenação geral de políticas de educação no campo da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) mostram que, até 30 de agosto, 1.303 municípios de 26 estados da Federação aderiram ao Programa Escola da Terra, além das secretarias estaduais de educação do Acre, Goiás, Rondônia e Sergipe.

O novo período para que gestores das redes públicas de ensino de estados e municípios, que tenham escolas multisseriadas no campo ou quilombolas, possam aderir ao Programa Escola da Terra é 19 de setembro. A iniciativa do Ministério da Educação oferece formação continuada e gratuita a professores que trabalham nessas unidades de ensino.

Conheça a Escola da Terra

Para aderir, o secretário municipal ou estadual precisa entrar na página eletrônica do Sistema de Informações Integradas de Planejamento, Orçamento e Finanças do MEC (Simec) e informar seu CPF e senha. Dentro do Simec, acessa o Plano de Ações Articuladas (PAR) e o programa Escola da Terra. Nesta etapa do processo, o gestor informa apenas o número de escolas multisseriadas e quilombolas de sua rede e o número de professores.

 

Adesão vale para cursos oferecidos em 2013 e 2014

A adesão para cursos de formação que começam em 2013, ministrados por sete universidades federais, e aqueles que serão abertos em 2014, deve ser feita agora. Em 2014 não haverá nova adesão, daí a importância de garantir acesso ao programa ainda neste mês de setembro. Em 2013, sete universidades federais foram selecionadas para participar de um projeto piloto da Escola da Terra, em quatro das cinco regiões do País.

O piloto terá 7.500 vagas distribuídas entre as universidades federais do Amazonas (UFAM), com 1.500 vagas, da Bahia (UFBA), do Pará (UFPA), de Pernambuco (UFPE), do Rio Grande do Sul (UFRGS), de Minas Gerais (UFMG) e do Maranhão (UFMA), com 1.000 vagas cada. Em todas as unidades da Federação, os cursos estão previstos para 2014.

Dados do Censo Escolar da Educação Básica indicam que o País tem hoje 865 escolas quilombolas do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental e 53.713 escolas com classes multisseriadas do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental.

 

Iniciativa

A Escola da Terra compreende quatro ações: formação continuada e acompanhada de professores que trabalham com estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental em escolas multisseriadas no campo, e em escolas quilombolas, além dos assessores pedagógicos que terão a função de tutores; oferta de materiais didáticos e pedagógicos; monitoramento e avaliação; gestão, controle e mobilização social.

Educadores e tutores terão curso de aperfeiçoamento com carga horária mínima de 180 horas. A formação compreende dois períodos – a frequência no curso, denominado tempo-universidade, e outro para as atividades realizadas em serviço (escola-comunidade), que serão acompanhados por tutores.

A produção dos materiais didáticos e pedagógicos é de responsabilidade do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). São jogos, mapas, recursos para alfabetização, letramento e matemática. Também cabe ao FNDE o pagamento de bolsas ao coordenador estadual e ao tutor, que acompanham e orientam os educadores durante a formação.

Acesse o Simec

Fonte:

Ministério da Educação

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