Postar fotos em excesso no Facebook irrita os demais usuários, diz estudo

Publicado em quarta-feira, agosto 14, 2013 ·

FotoEmbora muita gente já tenha constatado isso informalmente, um estudo, divulgado pelo site Phys, apontou que compartilhar fotos em excesso no Facebook irrita os demais usuários e prejudica a relação da pessoa com seus amigos no mundo real. A pesquisa, intitulada em algo como “Marcações agradam? Divulgação e gostos no Facebook: os efeitos do compartilhamento de fotos em vários círculos das redes sociais”, entrevistou 500 pessoas e foi comandada pelo Professor de Marketing da Escola de Negócios de Birmingham, na Inglaterra, David Houghton.

Fotos em excesso no Facebook: Vida virtual em evidência constante prejudica a vida real

Segundo Houghton, que realizou as entrevistas em quatro diferentes universidades do Reino Unido, o resultado indicou que “quem posta fotos frequentemente no Facebook põe em risco as relações na vida real. Isso porque as pessoas, com exceção dos amigos próximos e parentes, não se relacionam bem com quem compartilha fotos de si mesmo constantemente”. Ele ainda explica que um dos motivos para isso acontecer é que os internautas compartilham informações com vários círculos de contatos, alguns muito distantes.

O relatório também mostra que em muitos casos a divulgação de fotos dos usuários com sua família repercute positivamente entre a maioria dos contatos, caminho inverso ao das fotos com amigos. Por fim, a pesquisa afirma que publicar imagens com determinados produtos para participar de promoções também gera um efeito ruim à imagem do usuário perante a sociedade, e não afeta o que as pessoas pensam das marcas envolvidas na publicação, que acabam sendo divulgadas na rede social.

O Professor de Marketing na Universidade de Edimburgo (Escócia), Ben Marder, que contribuiu para a realização da pesquisa, diz que os usuários precisam analisar se vale a pena postar tudo na rede social. “Meu conselho para as pessoas compartilhar fotos ou links com um site de fãs é pensar duas vezes antes de fazer isso. Seja cauteloso ao compartilhar e pense como será recebido por todos que podem vê-lo. Embora o compartilhamento seja uma ótima maneira para melhorar relacionamentos, ele também pode danificá-los”, sentencia ele.

 

Por Vinicius Brino

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS













ARTICULISTAS
Ramalho Leite
Karlos Thotta
Padre Bosco





INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627