Polícia Federal diz que Henrique Pizzolato foi preso na Itália

Publicado em quarta-feira, Fevereiro 5, 2014 ·

Pizzolato foi incluído na lista de procurados da Interpol em novembro de 2013 (Foto: Reprodução Globo News)
Pizzolato foi incluído na lista de procurados da
Interpol em novembro de 2013
(Foto: Reprodução Globo News)

A Polícia Federal informou nesta terça-feira (5) que Henrique Pizzolato, condenado no processo do mensalão que estava foragido, foi preso na Itália. De acordo com a PF, a operação foi em conjunto com a polícia italiana.

Pizzolato foi condenado a 12 anos e 7 meses de prisão por formação de quadrilha, peculato e lavagem de dinheiro. Sua prisão foi determinada pelo Supremo após o julgamento do último recurso no processo. A pena deve ser cumprida em regime fechado, em presídio de segurança média ou máxima.

Pizzolato anunciou em novembro, por meio do advogado, que deixou o país e foi para a Itália, a fim de evitar a prisão. Ele tem dupla nacionalidade e teria saído do território brasileiro 45 dias antes de ter a prisão decretada.

CURTA o FOCANDO A NOTÍCIA no Facebook

A Interpol (polícia internacional) incluiu o nome e a foto do ex-diretor do Banco do Brasil na lista de procurados internacionais, chamada de difusão vermelha.

Em dezembro, o o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, afirmou que a PF estava empenhada em localizar Pizzolato, mas que nada poderia ter sido feito para evitar a fuga. “Qualquer medida restritiva só poderia ter ocorrido por ordem judicial. Há todo o empenho para localizar o senhor Henrique Pizzolato”, disse.

Cardozo e o diretor-geral da PF, Leandro Daiello, foram convidados a prestar esclarecimentos sobre a fuga de Pizzolato em audiência conjunta nas comissões de Segurança Pública e de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados.

De acordo com o ministro, depois que o condenado for localizado pela PF, o Supremo Tribunal Federal poderá pedir sua extradição à Itália, se ele estiver no país europeu.

Se o governo italiano negar, o Brasil poderá enviar dados do processo do mensalão para que Pizzolato passe por novo julgamento na Itália.

g1

Comentários

Tags : , , , , ,

REDES SOCIAIS













ARTICULISTAS
Ramalho Leite
Karlos Thotta
Padre Bosco





INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627