Embora estejam em microrregiões diferentes na Paraíba, os municípios de Algodão de Jandaíra, Bom Jesus, Cajazeirinhas, Lastro, Parari, Pilõezinhos, Santa Inês e Santo André apresentam um “fenômeno” em comum: o eleitorado supera o número de habitantes. Em dois deles, já foi solicitada uma revisão eleitoral este ano, mas o TRE indeferiu o trabalho a curto prazo e vai incluí-los no recadastramento biométrico que será feito após as eleições de 2014.
Foram barradas as revisões em 2013 para Algodão de Jandaíra e Santo André, além de mais oito pedidos de municípios cujo eleitorado ultrapassa 80% do número de habitantes. Até o final deste ano ano, novas solicitações devem chegar ao TRE.
Para o corregedor regional eleitoral, juiz Tércio Chaves de Moura, é inviável promover a revisão a curto prazo. “Seria uma perda de tempo e de recursos realizar uma revisão eleitoral este ano. A médio prazo será feito o recadastramento biométrico, que será definitivo. A meta do TSE é promover o recadastramento em todas as cidades do país e, por conseguinte, da Paraíba”, comentou.
BIOMETRIA
O corregedor adiantou que atualmente o esforço do TRE é para concluir com sucesso o recadastramento biométrico dos eleitores de João Pessoa, Campina Grande, Mamanguape, Massaranduba, Boa Vista, Lagoa Seca, Mataraca, Cuité de Mamanguape, Capim, Itapororoca, Caiçara, Logradouro, Serra da Raiz, Emas, Catingueira, Olho D’água, Aguiar, Igaracy e Nova Olinda. Nas eleições passadas, a votação por meio da impressão digital já ocorreu em Cabedelo, Pedras de Fogo, Piancó e Santana dos Garrotes.
Jornal da Paraíba (Livremente adaptado)
Comentários